Na manhã de quinta-feira (30), o Conselho Superior do IFFar aprovou a proposta de flexibilização das atividades remotas a fim de permitir a realização de atividades curriculares práticas de presença essencial. Dessa forma, cursos poderão ter autorização para realizarem tais atividades a partir deste mês de outubro de 2021.

A aprovação levou em conta o avanço da imunização de servidores e estudantes, mudanças no cenário pandêmico no RS e diversas análises pedagógicas. Assim, o IFFar manterá as atividades remotas mas, a partir deste mês, gradualmente avançará para a presencialidade.

Conforme esclarece a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) do IFFar, entendem-se como atividades curriculares práticas de presença essencial : “aquelas vinculadas a componentes curriculares que não podem ser ofertados em sua totalidade por meio do ensino remoto, sendo a presença do estudante considerada essencial para os processos de ensino e aprendizagem, incluindo componentes que tiveram sua oferta interrompida em razão da pandemia de Covid-19”.

A aprovação da flexibilização ocorreu após votação da pauta por conselheiros e conselheiras, com 36 votos a favor, 4 contra e 2 abstenções.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, destacou que a retomada das atividades práticas presenciais será gradual, cada campus com organização própria e que deverá atender, obrigatoriamente, às medidas de prevenção e protocolos de biossegurança recomendadas. A liberação estará também atrelada à análise do cenário epidemiológico dos municípios, conforme o Sistema 3As de Monitoramento do governo estadual (Decreto 55.882/2021).

Nídia Heringer pontuou, ainda, que com todos os protocolos sendo observados e com o compromisso de toda a sociedade com a vacinação, a expectativa é de que o ano letivo de 2022 já possa ter o início presencial.

GAUDÉRIO NEWS TV