IPVA: Imposto Pay é uma start-up que tem a solução que melhor cabe no seu bolso

Conheça o site que vai ajudar a regularizar as contas com o Detran em qualquer canto do País

Começo de ano é sempre a mesma coisa: material escolar, pagamento de impostos, e carteira esvaziada pelo Natal e Reveilon. Para a grande maioria, é tempo de apertar o cinto, mas para quem tem carro, o momento é de ainda mais preocupação por causa do licenciamento e do IPVA. No entanto, a internet viabiliza ferramentas bastante interessantes para facilitar o acerto das contas com o Detran em qualquer Estado do País.
O site www.impostopay.com.br é uma start-up voltada para inovações financeiras que vai facilitar a vida de quem tem carro. Já não bastasse o preço dos combustíveis subindo sem parar, o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) é uma verdadeira assombração. Mas, com o Imposto Pay, é possível fazer esse acerto sem sustos, parcelando a taxa no cartão de crédito ou via boletos bancários.

Como funciona?

O sistema da start-up é simples, mas ao mesmo tempo, inovador. Basta acessar e simular as formas de parcelamento do seu IPVA. Isso pode ser feito por quem já conferiu o valor, ou o próprio site faz o levantamento mediante o pagamento de uma pequena taxa pelo serviço de despachante. Com isso, perde-se pouco tempo entre a decisão de buscar uma solução para o pagamento do IPVA e a regularização do veículo pelo Imposto Pay.

A iniciativa por trás de todo esse processo é de Juarez Caetano dos Santos. Profissional da área de Economia, Juarez havia acabado de deixar o setor bancário quando decidiu empreender. A primeira proposta foi a de ajudar um irmão a abrir um escritório de despachante. “Eu trabalhei no setor bancário por 14 anos. Quando saí, apoiei um irmão que havia acabado de abrir um escritório de despachante de veículos”, conta Juarez. Sua experiência com números e tecnologia foi fundamental para desenvolver as primeiras ações rumo à start-up.

O primeiro passo foi identificar o público e seus anseios. “Tinha muita gente que chegava no despachante para regularizar o veículo e não tinha todo o valor necessário, então o despachante buscava uma alternativa. Mas grande parte dos clientes não tinha cartão de crédito ou o limite disponível no momento”, recorda. O insight para a criação de uma ferramenta capaz de garantir o pagamento de impostos veio de forma natural.

Uma solução perfeita para o seu bolso

“Na verdade, as pessoas procuram soluções, elas não procuram apenas o dinheiro. Partindo desse princípio, o Imposto Pay elimina ‘uma dor’, e já regulariza os impostos”, descreve Juarez o funcionamento básico da Imposto Pay. A start-up garante o pagamento no menor intervalo de tempo possível, viabilizando o parcelamento dentro das possibilidades do cliente.

“A carga tributária do Brasil é muito grande e complexa. As pessoas que não tem condições de saldar o IPVA têm a possibilidade de resolver isso com a gente”, explica. O resultado tem sido tão promissor que Juarez afirma estar estudando a possibilidade de migrar para outros impostos “como IPTU, escrituras de imóveis, o que for necessário”, assim como outras modalidades de pagamento.

A tecnologia

Juarez conta que projetou a start-up de forma que usuário consegue uma pre-aprovação de maneira rápida através do WhatsApp, agilizando o serviço. “O cliente entra lá e automaticamente o sistema pergunta qual tipo de regularização ele quer e como pode pagar: com cartão ou boleto. Caso opte por boleto, o sistema já pergunta se a pessoa tem alguma restrição”, explana.
Mesmo se tiver pendência, a start-up já abre a possibilidade do serviço: “Beleza, mesmo você tendo restrição, eu consigo te ajudar, porém, você precisa de um avalista sem restrição. A gente não tem bloqueios com relação ao avalista: pode ser irmão, pode ser esposa, marido, etc”, expõe Juarez Caetano dos Santos.

Em tese, para usar o Imposto Pay a pessoa precisa ser economicamente ativa, comprovando que tem renda (mesmo que não tenha contra-cheque). No caso de ter restrição, basta ter o avalista. “Esses são os únicos pre-requisitos para utilizar nossos serviços”, garante Juarez, destacando a simplicidade.

A partir daí, é tudo com a gente

Juarez, no entanto, destaca que é muito importante que cliente tenha desenvoltura no meio digital. Caso não tenha, pode acessar os nossos serviços através do próprio despachante, que vai reunir todos os dados, vai fazer o cadastro, vai acompanhar e oferecer uma assistência personalizada para ela.
“Depois que o cliente preenche todos os campos necessários da solicitação, sendo feito pelo site ou pelo WhatsApp, a gente vai conferir as informações e, mesmo tendo uma restrição, a análise de todos os dados é muito rápida. Estamos falando de um processo de cinco a 10 minutos”, explica.
Em seguida, o cliente recebe o pedido de volta, confere os valores e confirma a forma e o prazo de pagamento. “Com isso feito, o sistema já envia o contrato, que, sendo assinado, já dá início ao nosso trabalho. A partir daí, é tudo com a gente”, ressalta.

“Nós vamos fazer o pagamento e dar a finalização (em um prazo que pedimos, de 24 horas), que é a solução que a pessoa queria, com os impostos regularizados”, assegura Juarez, explicando que já nessa fase, o usuário pode acessar os boletos de pagamento no site.

Prazo depende de cada Detran

O prazo de regularização dos impostos pode variar de Detran para Detran, e é um tempo que não está sob o controle do Imposto Pay, pois envolve um terceiro, que é o governo. “Na prática, pedimos 24 horas para essa regularização, mas é o governo que vai fazer o recebimento, vai dar baixa. Em caso de dívida ativa, em São Paulo, por exemplo, o governo pede um prazo que vai de um minuto até 10 dias úteis”, destaca.

Seguro, rápido e prático, o Imposto Pay é uma mão na roda para quem tem carro e precisa de uma solução financeira para poder regularizar as contas com o Detran.

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV