24.5 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, setembro 19, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Lula Critica Eduardo Leite e Reafirma Compromisso com a Reconstrução do Rio...

Lula Critica Eduardo Leite e Reafirma Compromisso com a Reconstrução do Rio Grande do Sul

Presidente expressa descontentamento com a postura do governador e defende ações do governo federal após enchentes no estado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou descontentamento com a postura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em relação ao governo federal durante o processo de reconstrução do estado após as enchentes devastadoras. Segundo Lula, Leite “nunca está contente”. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Gaúcha nesta sexta-feira (16).

Eduardo Leite enfrenta o desafio de buscar apoio financeiro da União para a recuperação do estado, ao mesmo tempo em que tenta manter distância de Lula para não desagradar ao eleitorado antipetista, bastante presente no Rio Grande do Sul.

Durante a entrevista, Lula mencionou sua frustração com a falta de reconhecimento do governador: “Às vezes fico incomodado, porque o governador nunca está contente com as coisas. O governador deveria um dia me agradecer. Dizer: ‘Lula, obrigado pelo tratamento que você está dando ao Rio Grande do Sul, porque o Rio Grande do Sul nunca foi tratado assim'”.

O presidente também aproveitou a oportunidade para criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu principal adversário político: “É só ver se o Bolsonaro tratou o estado do Rio Grande do Sul com respeito. É só ver se tem um metro quadrado de obra que o Bolsonaro fez aqui”.

Lula destacou a importância de enfraquecer Bolsonaro nos próximos meses, visando diminuir o apoio ao ex-presidente nas eleições municipais: “Talvez eu não tenha feito por merecer ter mais votos que o Bolsonaro, talvez eu não tenha feito por merecer. Eu tenho então que me preparar para fazer por merecer. Agora, eu quero que o povo avalie quanto de dinheiro já veio para cá, quantos projetos já tem aqui”.

Além disso, Lula defendeu a atuação do governo federal frente às enchentes, negando que haja demora na entrega de casas aos atingidos: “Não tem demora que as pessoas pensam que tem. Não se faz casa em uma semana, não é casa de papel. Se tem cidades que foram alagadas e que as casas foram alagadas, por juízo você não pode construir a casa no mesmo lugar. Precisa encontrar um novo terreno. Novo terreno é encontrado pelo prefeito, ou encontrado pelo Estado”.

O presidente garantiu que todos aqueles que perderam suas casas serão atendidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e afirmou que as moradias serão construídas por empresas brasileiras.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br