28.7 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, setembro 19, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Menino de 2 Anos é Encontrado com Vida Após Dois Dias Desaparecido...

Menino de 2 Anos é Encontrado com Vida Após Dois Dias Desaparecido em Mata no Paraná

Operação integrada das forças de segurança, com apoio do Alerta Amber, resulta no resgate bem-sucedido da criança em Cambira, no Vale do Ivaí.

Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil do Paraná, com apoio da Defesa Civil e do Exército, localizaram na tarde deste domingo (18) um menino de 2 anos que estava desaparecido desde a sexta-feira (16) em Cambira, no Vale do Ivaí. Após ser encontrado, a criança foi encaminhada ao hospital para exames de rotina, e, conforme as informações, está em boas condições de saúde.

De acordo com a polícia, o último contato da família com o menino ocorreu no final da tarde de sexta-feira (16), quando ele brincava no quintal da residência da família, situada na zona rural do município. Vestindo uma camiseta preta, shorts jeans e tênis, o garoto foi localizado em uma área de mata próxima ao local onde havia sido visto pela última vez.

As forças de segurança iniciaram as buscas assim que foram notificadas, utilizando patrulhamento terrestre com auxílio de cães farejadores, além de operações aéreas com o uso de dois drones e um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA). “Foi um esforço intenso e integrado entre as forças de segurança, que culminou no resgate bem-sucedido do menino. A rápida comunicação da família com a polícia também foi crucial para que pudéssemos agir prontamente e localizar a criança o mais rápido possível”, destacou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

No sábado (17), uma equipe do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros, composta por oito militares e dois cães de busca, foi enviada para reforçar a operação. Esses profissionais trabalharam em conjunto com dois militares e dois cães do Corpo de Bombeiros de Londrina.

Durante as buscas no sábado, as equipes identificaram pegadas que pareciam corresponder ao menino desaparecido, dado o tamanho compatível com seu calçado. A partir desses vestígios e das indicações dos cães de busca, os esforços se concentraram em uma área específica.

Na manhã deste domingo (18), as buscas foram intensificadas e mais pegadas foram encontradas na mesma região. As equipes continuaram a atuar na área até localizar o menino e encerrar a operação. “Com uma boa coordenação das equipes, dividimos as áreas de atuação e fomos investigando uma por uma. No início da tarde, uma equipe de Apucarana conseguiu localizá-lo. Ele está sob observação no hospital e passará por exames, mas está em boas condições, considerando as duas noites que passou na mata”, explicou o comandante do GOST, major Ícaro Gabriel.

ALERTA AMBER

A Polícia Civil foi acionada na sexta-feira (16) e iniciou de imediato as investigações para encontrar o menino. Para reforçar as buscas, a equipe local solicitou o apoio do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da PCPR, unidade especializada na investigação do desaparecimento de crianças e adolescentes. Além das diligências investigativas, a Polícia Civil inseriu o caso no Alerta Amber.

Esse foi o primeiro caso de uma criança inserida no Alerta Amber no Paraná. A Polícia Civil do estado adotou o programa, que é uma parceria entre o Ministério da Justiça e a empresa Meta, em maio deste ano. O Amber Alert, presente em 30 países, foi implementado no Brasil em agosto de 2023 e está ativo em estados como Ceará, Minas Gerais, Distrito Federal e, recentemente, Paraná.

O programa consiste em um sistema de alertas urgentes acionado em casos de desaparecimento ou sequestro de crianças. Através das redes sociais da Meta, o alerta busca auxiliar na localização de crianças ou adolescentes em risco grave e iminente de morte ou lesão corporal, sob investigação das autoridades de segurança pública. O sistema divulga a descrição da vítima, bem como informações sobre qualquer suspeito envolvido no crime.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br