Desde 2019, os idosos têm uma semana dedicada a eles em todo o país.

O período é celebrado anualmente na semana do dia 27 de setembro, Dia Nacional da Pessoa Idosa.

A iniciativa tem como objetivo, entre outros, disseminar, especialmente entre a população idosa, o conhecimento dos direitos e garantias estabelecidos no Estatuto do Idoso.

A lei também define os princípios da Semana Nacional da Pessoa Idosa e ilustra quais atividades poderão ser desenvolvidas pelo poder público, como atividades multidisciplinares e veiculação de campanhas, entre outros.

Em Nova Candelária, na manhã desta segunda-feira, dia 27, foram abertas as atividades alusivas à Semana do Idoso, com palestras e brincadeiras, no galpão da Schweinfest.

A animação era de dar inveja na molecada.

O ambiente alegre e cheio de esperança, com a retomada das atividades pós pandemia, é o alento para essa faixa etária, que já se encaminha para a terceira dose da vacina na cidade.

Para o médico geriatra da rede municipal de saúde, Márcio Martini, que palestrou durante o evento, a socialização da pessoa idosa é um fator importante tanto para a saúde física, como mental dos idosos.

O Brasil está em rápido processo de envelhecimento, necessitando cada vez mais de mecanismos que promovam a conscientização e educação de todos sobre o assunto, incluindo os familiares.

Segundo a educadora física Débora Feltens, essas atividades físicas, realizadas em forma de brincadeira, parecem simples, mas para muitos deles é um desafio muito grande.

Algo em torno de 15% da população de Nova Candelária está na terceira idade.

De acordo com o Vice-prefeito, Jorge Steiger, o município tem cuidado bem de seus idosos, com médicos na rede municipal, ambientes de exercício e laser e atenção à saúde mental.

Para a presidente do conselho da pessoa idosa em Nova Candelária, que também é psicóloga, Diana Kettner, o momento de pandemia pode ter desencadeado desfechos ligados à saúde mental de alguns idosos, como ansiedade e depressão.

Para ela, os momentos de socialização, que podem ser retomados, a partir de agora, com algumas medidas de prevenção, vão ajudar a reverter esse quadro.

GAUDÉRIO NEWS TV