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quinta-feira, maio 16, 2024
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Novo ensino médio: proposta do Ministério da Educação pode deixar inglês de fora das escolas

O objetivo é apresentar a versão final da proposta de alteração da reforma do ensino médio ao Congresso no início de setembro.

Em uma reunião realizada em um hotel em Manaus, no ano de 2015, quando ainda se discutia o projeto do novo ensino médio, secretários de educação estavam próximos de aprovar um documento que tornaria o espanhol a língua obrigatória para os estudantes nas escolas. No entanto, um garçom que trabalhava no evento, e que também era estudante da rede pública, expressou sua indignação ouvindo a discussão e decidiu falar aos secretários.

Ele pegou o microfone e dirigiu-se aos responsáveis pelas escolas públicas, expressando o desejo de aprender inglês em vez de espanhol. Ele afirmou que o inglês era essencial para conseguir emprego, enfatizando a importância desse idioma. O emocionante discurso do jovem garçom teve um impacto profundo nos secretários, levando-os a reconsiderar sua decisão e a indicar ao Ministério da Educação (MEC) que o inglês deveria ser a língua obrigatória no ensino médio.

Após esse episódio, muitos acontecimentos ocorreram, incluindo impeachment, medidas provisórias, aprovação de leis, o governo Bolsonaro e diversos problemas relacionados ao novo ensino médio no Brasil. No entanto, o inglês permaneceu como matéria obrigatória. Agora, com a proposta atual do MEC no governo Lula, o espanhol ressurge como uma alternativa para rivalizar com o inglês.

De acordo com essa nova proposta, as escolas de ensino médio devem oferecer aos estudantes a opção de escolher entre inglês e espanhol. No entanto, a escolha entre esses idiomas é o cerne da questão. Atualmente, as aulas de espanhol podem ser oferecidas, mas o inglês é obrigatório.

A equipe do MEC planeja finalizar a proposta até 21 de agosto, após concluir as reuniões com entidades educacionais. O objetivo é apresentar a versão final da proposta de alteração da reforma do ensino médio ao Congresso no início de setembro.

Embora o espanhol seja uma língua relevante no contexto cultural e comercial do Brasil, uma vez que o país faz fronteira com sete nações de língua espanhola, o inglês é a língua predominante no mundo da educação e do trabalho. Isso é especialmente verdadeiro para jovens que desejam se envolver em carreiras internacionais ou colaborar globalmente.

Enquanto o espanhol pode e deve ser parte do currículo escolar, o inglês continua sendo crucial para oportunidades de emprego, educação e acesso a informações em um mundo cada vez mais interconectado. A proposta do MEC parece sugerir a inclusão do espanhol como uma segunda língua estrangeira, mas não há planos para suspender a obrigatoriedade do inglês como língua primária no ensino médio.

Em seus esforços para equilibrar diferentes interesses na reforma do ensino médio, o governo está sendo desafiado a encontrar um equilíbrio entre línguas estrangeiras e necessidades dos alunos. A decisão final terá implicações significativas no preparo dos jovens para enfrentar um mundo cada vez mais globalizado, onde o inglês continua sendo uma ferramenta essencial para sucesso pessoal e profissional.

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