30.1 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, maio 8, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Os perigos dos aplicativos de relacionamento no celular

Os perigos dos aplicativos de relacionamento no celular

Os aplicativos de relacionamento no celular se tornaram uma febre nos últimos anos. Alguns dos mais conhecidos são Tinder e Badoo, mas há apps específicos para pessoas homoafetivas ou com interesses peculiares. A partir da facilidade de acesso e do anonimato que oferecem, essas plataformas permitem que pessoas de todo o mundo se conheçam e iniciem relacionamentos, sejam amizades ou no âmbito amoroso. No entanto, apesar de todo o seu potencial, os aplicativos de relacionamento também apresentam riscos que devem ser considerados: há inúmeros relatos de experiências malfadadas ou até com vítimas fatais.

Um dos principais perigos dos aplicativos de relacionamento é o golpe financeiro. Os golpistas se passam por pessoas atraentes e interessantes para conquistar a confiança de suas vítimas. Uma vez que conseguem a almejada confiança, solicitam dinheiro ou bens valiosos, alegando que precisam de ajuda financeira ou que estão passando por uma emergência.

Outro perigo dos aplicativos de relacionamento é o estupro. Os criminosos podem se aproveitar da vulnerabilidade das vítimas para cometer abusos sexuais. Em alguns casos, são capazes até mesmo de drogar as vítimas para facilitar os crimes, que, às vezes, terminam em assassinatos com roubo.

Por fim, os aplicativos de relacionamento também podem ser usados para criar perfis falsos. Estes perfis têm o objetivo de enganar e obter informações pessoais ou financeiras de outras pessoas.

Golpes financeiros

Os golpes financeiros são um dos perigos mais comuns dos aplicativos de relacionamento. Passando-se por pessoas atraentes e interessantes, com “bom papo”, ganham a confiança de suas vítimas e, a partir daí, passam a solicitar dinheiro ou bens valiosos, muitas vezes inventando situações extremas e fazendo papel de vítimas – como verdadeiros psicopatas.

Os golpistas podem solicitar dinheiro por meio de transferência bancária TED ou DOC, PIX, depósito em conta, recarga de celular ou até mesmo envio de cartões de presente. Eles também podem solicitar bens valiosos, como joias ou eletrônicos, além de obter informações pessoais comprometedoras da vítima, de forma sub-reptícia.

Para evitar cair em um golpe financeiro, é importante tomar algumas precauções:

  • Não envie dinheiro ou bens valiosos para alguém que você não conhece pessoalmente
  • Pesquise sobre a pessoa com quem você está conversando antes de se encontrar pessoalmente: Google, redes sociais, amigos em comum, trabalho, processos na Justiça, se o nome é verdadeiro etc.
  • Não compartilhe informações pessoais ou financeiras com alguém em quem você não confia, como uma pessoa que conhece apenas por aplicativo de relacionamentos

Estupro

Os aplicativos de relacionamento também podem ser usados para cometer estupros ou abusos sexuais, especialmente em mulheres ou pessoas emocionalmente vulneráveis. Em encontros pessoais, podem ser utilizadas drogas como “Boa Noite Cinderela”, excesso de álcool, calmantes e outros para dopar a vítima, muitas vezes roubando-a e até cometendo assassinato.

Os criminosos costumam escolher vítimas que estão sozinhas e que parecem ser mais inocentes.

Para evitar ser vítima de estupro e roubo em um aplicativo de relacionamento, é importante tomar algumas precauções:

  • Não se encontre com alguém que você não conhece pessoalmente em um local isolado
  • Avise um amigo ou familiar sobre o seu encontro
  • Leve um celular ou outro dispositivo de comunicação com você, e mantenha seu contato confiável informado de que está tudo bem (ou não)

Perfis falsos

Os aplicativos de relacionamento também podem ser usados para criar perfis falsos: nomes, profissão, uma vida inteira, muito além de apenas modificar a idade. Estes perfis pretendem engambelar as vítimas e obter informações pessoais ou financeiras delas.

Perfis falsos costumam ostentar fotos de pessoas atraentes, mas que não são reais – são imagens de outras pessoas. Estas fotos pretendem conquistar a confiança de possíveis vítimas, juntamente com uma boa conversa, recheada de persuasão e acolhimento como uma capa sobre uma gelidez narcisista e/ou psicopática.

Para evitar ser vítima de um perfil falso, é importante tomar algumas precauções:

  • Pesquise sobre a pessoa com quem você está conversando antes de se encontrar pessoalmente (meios de pesquisa citados anteriormente), analisando as conversas e fotos para ver se parecem reais ou se há algo estranho
  • Não compartilhe informações pessoais ou financeiras com alguém que você não conhece pessoalmente, por mais “bonzinho” que pareça

Como se proteger

Além das precauções mencionadas acima, é importante você estar atento a alguns sinais que podem indicar que está sendo vítima de um golpe ou um possível crime.

Se a pessoa com quem você está conversando:

  • Se recusa a fornecer informações pessoais básicas, como nome, idade ou profissão, ou reluta em fazê-lo, e em mostrar redes sociais confiáveis
  • Usa fotos que não parecem ser dela ou uma imagem sem rosto bem visível
  • Solicita dinheiro ou bens valiosos
  • Tenta marcar um encontro em um local isolado
  • Mostra comportamento agressivo ou controlador, ou excessivamente sexualizado, solicitando ou enviando nudes, ou falando obsessivamente em sexo, com elogios exagerados

Para se proteger, você pode:

  • Terminar a conversa
  • Bloquear a pessoa
  • Reportar o perfil à plataforma do aplicativo de relacionamento

É útil lembrar que os aplicativos de relacionamento podem ser uma boa ferramenta para encontrar bons relacionamentos ou boas pessoas. No entanto, é vital estar ciente dos riscos e tomar medidas de autoproteção e à sua família. Afinal, cada vez mais se tem meios de invadir celulares e redes sociais alheias, além de obter dados pessoais de maneira escusa.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br