O mês de outubro estreia com sinais crescentes de La Niña no Pacífico Equatorial, o que pode influenciar o comportamento das chuvas no Brasil, especialmente no Sul. Na semana mais recente, as anomalias de temperatura nas águas superficiais da região Niño-3.4 registraram valor de –0,5 °C, no limite que caracteriza o fenômeno frio.  Todavia, para que La Niña seja oficialmente declarada, é necessário que essa condição persista por várias semanas consecutivas.

Mesmo sem a fase fria estar plenamente consolidada, há expectativa de que o Sul do país experimente chuvas próximas ou acima da média, com maiores chances de precipitações em algumas regiões gaúchas.  Para o Rio Grande do Sul, isso significa que, embora períodos secos ainda possam ocorrer, a probabilidade de instabilidades aumenta à medida que o trimestre avança.


Previsão do tempo para esta quarta-feira (1º) no Rio Grande do Sul

Nas principais cidades gaúchas, o cenário para esta quarta-feira combina tempo relativamente ameno, nebulosidade variável e possibilidade de chuva fraca localizada em alguns pontos. A seguir, uma análise por localidade:


Porto Alegre e região metropolitana

  • Segundo o ClicTempo, para Porto Alegre espera-se máxima de 20 °C e mínima de 18 °C com possibilidade de precipitação ao longo do dia, embora o volume não deva ser significativo.

  • A média histórica para o início de outubro na capital prevê máximas ao redor de 21 °C.

  • A nebulosidade em outubro costuma se manter em cerca de 43 % do tempo, com céu entre parcialmente encoberto e nublado.

  • Apesar de esperada precipitação fraca, o padrão pode variar com a atuação de frentes frias marítimas ou sistemas de baixa pressão costeira.


Cidades do interior e regiões variadas

Com base nos mapas gerais de previsão para o estado, algumas condições estimadas:

Cidade / RegiãoCondição esperadaTemp. estimadas*Observações
AlegreteCéu claro a parcialmente nublado, sem chuvaMáx ~ 22 °C / Mín ~ 10 °CClima mais seco no Oeste
BagéCéu predominantemente limpoMáx ~ 18 °C / Mín ~ 5 °CValores mais baixos devido à altitude
Cachoeira do SulSol com poucas nuvensMáx ~ 20 °C / Mín ~ 8 °CNível de nebulosidade leve
Passo FundoCéu claro, clima amenoMáx ~ 20 °C / Mín ~ 8 °CDentro dos padrões do agronegócio local
Santa MariaCéu pouco nublado, estávelMáx ~ 20 °C / Mín ~ 9 °CSituação comum para o centro do estado
Capão da Canoa / litoralCéu claro com possibilidade de nuvens rápidasMáx ~ 18 °C / Mín ~ 13 °CCondições litorâneas podem trazer umidade marítima

* Estimativas com base em previsões genéricas para o estado e médias históricas do início de outubro.


Impactos e alertas

  • A presença de sinais de La Niña sugere uma maior probabilidade de chuvas acima da média no Rio Grande do Sul nos próximos meses, sobretudo em outubro e novembro.

  • Em especial nas regiões serranas, vales e litoral, frentes costeiras poderão provocar precipitações localizadas mesmo em dias de sol.

  • Agricultores e setores dependentes de chuva já observam esse possível aumento. A expectativa de retorno gradual das precipitações pode aliviar cenários de estiagem acumulada.

  • Em municípios mais secos ou em ambientes urbanos com pouca ventilação, atenção à umidade relativa do ar será importante, especialmente em dias mais ensolarados.