20.4 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Participação na escolha de conselhos tutelares cresce mais de 25%. Conservadores conquistaram...

Participação na escolha de conselhos tutelares cresce mais de 25%. Conservadores conquistaram 70% das vagas

Cálculo foi feito nos 22 capitais que concluíram apuração dos votos    |    Com informações-  Agência Brasil

O número de brasileiros que participaram das eleições dos conselhos tutelares aumentou 25,8% em 22 capitais. Nessas cidades, onde a apuração dos votos já foi concluída, foram registrados 1,6 milhão de votos nas eleições realizadas no último domingo (1º), em comparação aos 1,2 milhão de votos do pleito anterior, que ocorreu em 2019.

Algumas das capitais que apresentaram maior participação eleitoral foram Salvador, Florianópolis, Brasília e São Paulo. Na capital baiana, o aumento foi notável, indo de 30 mil para mais de 69 mil votos. Florianópolis registrou uma duplicação na participação dos eleitores, passando de 4,7 mil para cerca de 9,7 mil votos. Em Brasília, 76 mil eleitores participaram do processo, e em São Paulo, o número chegou a 56 mil.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania atribui esse aumento significativo na participação da população às eleições terem sido realizadas em todo o país simultaneamente. Nesse pleito, mais de 30 mil conselheiros tutelares foram eleitos e tomarão posse em 10 de janeiro de 2024, com mandato até 2027. Os conselheiros são responsáveis por atender crianças e adolescentes, tomando medidas para protegê-los, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Entretanto, em 18 municípios, as eleições foram adiadas, sendo quatro deles no Rio Grande do Sul, devido a fortes chuvas que afetaram o estado. Além disso, em Natal, houve atrasos na distribuição das urnas eletrônicas. Em algumas cidades, foi identificada a realização de eleições indiretas, o que é proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nestes casos, como Uberlândia (MG), Rio Largo (AL) e Santana do Ipanema (AL), o Ministério irá acionar a Advocacia-Geral da União e o Ministério Público para garantir eleições diretas para os conselheiros tutelares.

Direita faz ofensiva por Conselhos Tutelares e esquerda reage

Nas redes sociais a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)escreveu que esses espaços precisam ser ocupados também por conservadores.

Assim como ela, outros deputados e lideranças do PL estão em campanha para eleger o maior número possível de conselheiros alinhados com uma pauta de costumes que prega, por exemplo, contra o casamento gay.

No mesmo dia da votação, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou seu segundo boletim sobre as eleições municipais dos conselheiros tutelares em 2023. Os dados apontam uma tendência geral de aumento na quantidade de votos registrados nas urnas eletrônicas.

Conforme balanço extraoficial, 70% dos candidatos eleitos compõe alas conservadoras.

A vitória da ala conservadora se deve ao trabalho de igrejas e de parlamentares opositores do governo, que influenciaram significativamente a escolha dos candidatos para os conselhos tutelares que compartilham valores conservadores e ligados aos costumes tradicionais.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP CLIQUE AQUI
Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100425106ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

 

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br