24.5 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, setembro 19, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -PF identifica Quadrilha de 7 núcleos em investigação de tráfico de armas...

PF identifica Quadrilha de 7 núcleos em investigação de tráfico de armas para PCC e CV

A investigação aponta que alguns militares da Dimabel paraguaia podem ter recebido propina para facilitar a importação do armamento.

Durante a Operação Dakovo, a Polícia Federal mapeou e identificou uma organização criminosa com sete núcleos interligados, dedicada ao tráfico internacional de armas para facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). Os investigadores descobriram que a empresa central nesse esquema é a International Auto Supply (IAS), sediada em Assunção, responsável pela comercialização de um significativo lote de armas de fogo de grosso calibre apreendido no Brasil.

A PF revela que a IAS, dirigida por Diego Dirisio e sua esposa Julieta Aranda, importava armas da Europa e as revendia no mercado ilícito, especialmente para grupos criminosos em Ciudad Del Este, que atuavam como intermediários no abastecimento das facções brasileiras. A investigação aponta para um esquema sólido e permanente, envolvendo a corrupção de instituições paraguaias responsáveis pelo controle de armamentos.

O pagamento das armas era realizado por meio de um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, com apoio de uma empresa nos EUA. Diego Dirisio contava com uma extensa rede de intermediários, incluindo doleiros, casas de câmbio e militares da Agência Direcciónde Material Bélico (Dimabel) paraguaia, para facilitar a importação.

A PF destaca que o trânsito das armas até o Brasil envolvia funcionários e vendedores da IAS, intermediários, raspagem de identificação, arregimentação de “laranjas,” negociação com doleiros e travessia segura para o território brasileiro. O líder da organização buscava não ter contato direto com as facções criminosas brasileiras, delegando essa tarefa aos intermediários.

A investigação aponta que alguns militares da Dimabel paraguaia podem ter recebido propina para facilitar a importação do armamento. No Brasil, um núcleo financeiro da quadrilha, incluindo um servidor do Ministério Público Federal, é suspeito de permitir o uso de suas contas bancárias para o recebimento de pagamentos de armas e drogas por criminosos no Paraguai.

Além disso, a organização mantinha um núcleo de compradores no Brasil, formado por membros do Comando Vermelho e do PCC, além de outros intermediários e traficantes de armas. A operação continua revelando a complexidade e a abrangência dessa rede criminosa, envolvendo diversos países e instituições.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100425057ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br