Polícia Federal prende no Brasil um dos criminosos mais procurados do Paraguai

A PF (Polícia Federal) prendeu nesta segunda-feira (29), em cooperação policial internacional com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, uma das principais lideranças do tráfico internacional de drogas daquele país.

O preso era líder de organização criminosa paraguaia que tinha fortes conexões com uma facção brasileira que atua no Rio de Janeiro e responsável pelo envio de grandes carregamentos de cocaína para o Brasil. Também era o administrador de um relevante esquema de lavagem de dinheiro em solo paraguaio.

Além de atuar no envio de cocaína, o criminoso fornecia armas de grosso calibre à organização criminosa carioca, utilizando-se de propriedades rurais em solo paraguaio como estrutura logística para aterrissagem e decolagem de pequenas aeronaves carregadas com cocaína e armas.

O traficante já havia sido preso em 2018 por autoridades do Paraguai, entretanto, em 11 de setembro de 2019 foi resgatado de um presídio naquele país em ação extremamente violenta, com a utilização de armas de fogo de grosso calibre, que levou um oficial da polícia paraguaia a óbito.

O mandado de prisão preventiva para fins de extradição foi expedido pelo STF e cumprido pela PF em Mato Grosso. No momento da prisão, o paraguaio portava arma de fogo e utilizava documento falso, razão pela qual também foi preso em flagrante por conta dos crimes citados.

Segundo a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, seu nome é Jorge Teófilo Samudio González, conhecido como “Samura”. No momento de sua detenção, Samura estava em companhia de Natalia Carolina Ramírez Franco, 39 años, ex-miss Paraguai 2020, que não foi presa porque não havia mandado de prisão contra ela. Conforme a secretaria do país vizinho, ela seria namorada de Samura.

Drogas no Porto

Em outra operação, a Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, realizou nesta segunda-feira o atendimento de duas ocorrências que resultaram na apreensão de droga nos terminais portuários de Santos (SP).

Em uma das ocorrências, a droga foi localizada por mergulhadores da PF, embalada em material impermeável, num compartimento chamado Sea Chest, no casco de um navio que se encontrava atracado, aguardando o início do deslocamento para o porto de Las Palmas, na Espanha. Na ocasião, cerca de 60 quilos de droga foram retirados pelos policiais federais especialistas em polícia marítima e mergulhadores operacionais da PF, lotados em Paranaguá (PR). Na segunda ocorrência, o entorpecente foi localizado já armazenado em contêiner, disposto em vários tabletes, com a droga prensada. No total, foram cerca de 90 quilos de droga apreendidos pela Polícia Federal no Porto de Santos. As informações são da PF e da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai.