A imprensa internacional informou, por volta das 14h30, desta quinta-feira, 08, a morte da matriarca da coroa britânica.

Rainha Elizabeth II havia sido colocada sob supervisão médica e toda a família real havia sido convocada, na manhã de hoje.

Palácio de Buckingham havia infirmado que médicos estavam preocupados com estado de saúde da monarca, de 96 anos. Filhos e netos da rainha viajaram até o palácio de Balmoral, na Escócia, onde Elizabeth II estava, acompanhada de uma equipe de saúde.

Elizabeth II estava na residência de férias onde Elizabeth II está desde 21 de julho passando o verão.

A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, que foi nomeada ao cargo pela rainha na terça (6), se pronunciou sobre o comunicado do palácio de Buckingham. “Todo o país está profundamente preocupado”, declarou. “Meus pensamentos estão com ela e sua família neste momento”.

O príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle, que vivem nos Estados Unidos, também estão a caminho da Escócia, segundo informou um porta-voz do casal.

Ontem, dia 7 de Setembro, a Rainha Elizabeth II mandou  uma mensagem de parabéns ao Brasil pelos 200 anos de Independência. “Gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil”, dizia o recado compartilhado por meio do Twitter pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melaine Hopkins.

No comunicado, a monarca relembrou da vigem que fez ao país em 1968. “Lembro com carinho da minha visita”, disse e desejou “que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, dizia a mensagem.

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV