24.5 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, setembro 19, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Rio Grande do Sul Enfrentará Semana de Extremos com Calor Intenso e...

Rio Grande do Sul Enfrentará Semana de Extremos com Calor Intenso e Frio Polar

Estado terá grande variação de temperatura, com previsão de calor acima de 30ºC e chegada de frente fria trazendo ar polar e possibilidade de geada no fim de semana.

O Rio Grande do Sul terá uma semana marcada por uma grande variação de temperatura, começando com calor intenso e terminando com frio devido à passagem de uma frente fria entre quinta e sexta-feira, seguida por uma massa de ar polar.

Atualmente, a maior parte do estado está sob influência de uma vasta massa de ar quente, que também afeta grande parte do Brasil. No entanto, as regiões mais ao Sul do estado estão sob influência de ar mais frio. No fim de semana, por exemplo, Porto Xavier, no Noroeste, registrou temperaturas de 34,5ºC neste domingo e 34,2ºC no sábado, enquanto em Santa Rosa, também no Noroeste, os termômetros marcaram 33,9ºC e 33,3ºC nos mesmos dias. Já no Chuí, no extremo Sul, as máximas foram de 15ºC no sábado e 13ºC neste domingo. Em Jaguarão, outra cidade no Sul do estado, as temperaturas não ultrapassaram os 17ºC durante o fim de semana.

Essa discrepância térmica é resultado da posição do Rio Grande do Sul, que se encontra na zona de transição entre o ar mais frio ao Sul e o ar muito quente ao Norte, gerando um grande contraste de temperatura entre as cidades do Norte e do Sul do estado. Esse contraste deve continuar nesta segunda-feira, com possibilidade de chuva no Sul do estado devido à transição entre as massas de ar.

Uma frente semi-estacionária atuará entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul nesta segunda e terça-feira, trazendo muitas nuvens e chuva para a Metade Sul gaúcha. Na Metade Norte, o sol aparecerá entre nuvens e fumaça, com temperaturas elevadas. Na quarta-feira, a frente se tornará fria e trará chuva para o Oeste e o Sul, enquanto o restante do estado enfrentará calor intenso devido à condição pré-frontal. Esse deve ser o dia mais quente da semana na Grande Porto Alegre, com máximas que podem superar os 30ºC. Na quinta-feira, a frente fria avançará, provocando chuva na maior parte do estado, inclusive na capital e região metropolitana. Na sexta-feira, com o deslocamento da frente pelo Sul do Brasil, o tempo começará a melhorar na maioria das cidades, com a entrada de ar mais frio, embora algumas áreas do Norte e Nordeste do estado ainda possam apresentar instabilidade.

No próximo fim de semana, a massa de ar frio se intensificará no Rio Grande do Sul, trazendo temperaturas baixas e possibilidade de geada em várias cidades, especialmente no domingo. O sol deve aparecer entre nuvens, mas há chances de instabilidade isolada associada ao fortalecimento da massa de ar frio.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br