17.5 C
Rio Grande do Sul
sábado, setembro 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -STF emite mais de 600 decisões contra parlamentares desde 2005, aponta pesquisa...

STF emite mais de 600 decisões contra parlamentares desde 2005, aponta pesquisa da USP

Estudo revela aumento de 1600% nas intervenções da Corte, que agora também se volta contra o Executivo durante o governo Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) já tomou mais de 600 decisões contra parlamentares desde 2005, conforme informações do Grupo de Pesquisa sobre Judiciário e Democracia da Universidade de São Paulo (USP). Para comparação, entre 1988 e 2004, o STF interveio apenas 36 vezes na vida dos congressistas, o que representa um aumento de 1600% em duas décadas.

Análise das Decisões

A pesquisa da USP analisou as decisões do STF em três esferas:

  1. Criminal: Decisões de competência originária da Corte, onde os processos começam diretamente no Supremo, sem passar por outros juízes ou tribunais.
  2. Eleitoral: Decisões de competência recursal, onde os ministros avaliam recursos contra decisões dos tribunais regionais eleitorais.
  3. Parlamentar: Questões levadas diretamente ao STF por deputados federais e senadores, onde o Supremo precisa ser acionado para atuar e julgar.

O jurista Diego Werneck Arguelhes, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, destacou que a menor intervenção do STF antes de 2005 se deveu a uma composição que exercia suas prerrogativas constitucionais de forma mais “autocontida e restritiva”.

Intervenções Durante o Governo Bolsonaro

O STF não impactou apenas o Legislativo, mas também o Executivo. Durante a administração Bolsonaro, a Corte emitiu uma série de vereditos contrários ao governo. Uma pesquisa da Revista Oeste em agosto de 2021 revelou que, desde o início do mandato de Bolsonaro até a divulgação do estudo, o STF havia emitido 124 vereditos contra o presidente.

As ações do STF variaram desde a definição de prazos para ações governamentais até a desautorização de medidas específicas tomadas pelo Executivo. As informações são da Revista Oeste.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br