20.4 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Argentina tem saques a supermercados e comércios nos subúrbios de Buenos Aires,...

Argentina tem saques a supermercados e comércios nos subúrbios de Buenos Aires, com 56 presos

Porta-voz da presidência do país afirmou que episódios foram instigados por seguidores do candidato Javier Milei   |  Com informações -  AE

No dia 22 de agosto, terça-feira, pelo menos 56 indivíduos foram detidos após saques a supermercados e estabelecimentos comerciais em várias áreas da região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina. De acordo com autoridades, esses incidentes foram incitados através das redes sociais, com o intuito de criar instabilidade.

O Ministro da Segurança de Buenos Aires, Sergio Berni, detalhou que na noite de terça-feira ocorreram tentativas de roubos “coordenados” em centros comerciais nas periferias de Moreno, José C. Paz e Escobar. Um dos supermercados sofreu danos consideráveis e os perpetradores do ataque provocaram um incêndio no local, conforme mostrado por imagens de televisão. Até o momento, não há informações sobre pessoas feridas.

Berni afirmou durante uma entrevista coletiva na madrugada de quarta-feira: “Não tenho dúvidas de que foi uma ação organizada. Houve uma intensa disseminação ao longo do dia incitando esses episódios de violência. Há pessoas que ingenuamente acreditam que quanto pior, melhor.”

Neste momento, a Argentina encontra-se em meio a uma campanha eleitoral que antecede as eleições gerais de outubro, ocorrendo ao mesmo tempo em que o país enfrenta uma taxa de pobreza de 40%. A inflação ao consumidor está elevada, registrando 113,4% de aumento em relação ao ano anterior, de acordo com dados de julho.

Durante o final de semana, situações semelhantes foram observadas nas províncias de Córdoba, Mendoza e Neuquén. Muitos estabelecimentos comerciais nos bairros de Once e Flores, na capital, conhecidos por suas lojas de roupas com preços acessíveis, modificaram suas operações devido ao receio de saques. Prefeitos da região metropolitana de Buenos Aires relataram que mensagens e notícias falsas relacionadas a saques estavam circulando.

Anteriormente, Gabriela Cerruti, porta-voz da presidência do país, mencionou que esses incidentes estavam sendo instigados por seguidores do candidato de ultradireita Javier Milei, pertencente à coalizão La Libertad Avanza. Milei, que liderou as primárias realizadas em 13 de agosto, é um dos principais concorrentes na disputa presidencial.

Milei refutou as acusações, declarando: “Apesar da delicada situação, isso não justifica a violência. Se compreendemos que uma Argentina diferente é inviável com as mesmas práticas de sempre, grande parte da solução está ao alcance”, expressou através da rede social X (antigo Twitter).

As autoridades afirmam que a situação estava sob controle, embora a polícia continuasse realizando patrulhas, e quatro helicópteros sobrevoavam as áreas periféricas da capital.

VOCÊ É 100425109ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br