15.5 C
Rio Grande do Sul
domingo, setembro 29, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Queimadas mais que dobrou em 2023 - Manaus sufocada pela fumaça sob...

Queimadas mais que dobrou em 2023 – Manaus sufocada pela fumaça sob silêncio ensurdecedor de ativistas ambientais

Uma onda densa de fumaça cobre Manaus e deixa o ar praticamente irrespirável. Uma crise ambiental provocada pelas queimadas – cuja temporada começa em agosto – e agravada pela seca histórica que atingiu o Rio Negro nos últimos meses. Tudo somado ao calor intenso provocado pelo El Niño.| Com informações -  Natuza Nery, g1

Uma onda densa de fumaça cobre Manaus e deixa o ar praticamente irrespirável.

Uma crise ambiental provocada pelas queimadas – cuja temporada começa em agosto – e agravada pela seca histórica que atingiu o Rio Negro nos últimos meses. Tudo somado ao calor intenso provocado pelo El Niño.

Para entender as causas do problema, e como as queimadas e os incêndios florestais aceleram as mudanças climáticas, Natuza Nery conversa com Alexandre Hisayasu, repórter da Globo em Manaus, e com Ane Alencar, diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Alexandre descreve o que mudou na paisagem manauara, região onde o número de focos de queimadas mais que dobrou em 2023 em relação ao ano passado: “Nós conseguíamos visualizar o Rio Negro e cidades da região metropolitana. Hoje, só vemos uma nuvem cinza”;

O que ocorre na capital do Amazonas nesse período de seca —a estiagem foi histórica, com o pior nível do rio Negro em 121 anos— é semelhante ao vivido já há tempos em regiões que são fronteira do desmatamento, como Lábrea (AM) e Humaitá (AM), no sul do estado, e Porto Velho (RO). A degradação da floresta derrubou fronteiras para a fumaça, incorporada no cotidiano dessas cidades.

Os sucessivos meses de fumaça em Manaus, uma enorme mancha urbana na floresta amazônica, não foram interrompidos com as medidas divulgadas por governos federal, estadual e municipal.

O alívio para a qualidade do ar ocorre quando há chuvas esporádicas na cidade. A secura faz com que ocorram “tempestades de areia” a partir dos ventos úmidos que antecedem a chuva, como se deu neste domingo (5).

Poeira laranja no ar, perto de prédios
Vento com poeira se misturou à fumaça de incêndios florestais e encobriu Manaus na tarde deste domingo (5) – Reprodução

Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100428751ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br