ERA COVID – Caso de dengue de Três Passos era um falso positivo

Elenara de Oliveira / Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos

No último dia 08 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, registrou um caso positivo de dengue. O paciente, do sexo masculino, de 44 anos, havia realizado o exame em laboratório particular.

Tendo em vista que o homem também havia testado positivo para coronavírus, a Vigilância Epidemiológica fez um novo exame para dengue e encaminhou para análise do Laboratório Central do Estado (LACEN).

Conforme a responsável da Vigilância Epidemiológica de Três Passos, técnica em enfermagem, Raquel Oliveira, trata-se de um falso positivo para dengue por infecção cruzada com Covid-19, por isso foi repetido o exame que veio com resultado negativo para dengue.

“Estudos mostram que os vírus da dengue e do novo coronavírus possuem similaridade antigênica. Testes sorológicos apresentaram resultado falso-positivo para dengue em pacientes que na verdade estavam com a Covid-19 e falso-positivo para a Covid-19 em pacientes com dengue”, explicou ela.

Ainda, o LACEN encaminhou o resultado da análise de outro caso, no entanto, suspeito, que também deu negativo para dengue.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Márcia Gintzel, dessa forma, o município de Três Passos não tem nenhum caso positivo de dengue e nem suspeito. “Já realizamos e estamos realizando várias ações, para que nosso município fique livre da dengue, mas para isso é preciso que além do poder público, a população também faça a sua parte”, observou.

O que a população deve fazer para combater o mosquito Aedes Aegypti? A principal ação que a população tem é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano.