24 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Putin Ameaça Retomar Produção de Mísseis Nucleares se EUA Instalarem Armas na...

Putin Ameaça Retomar Produção de Mísseis Nucleares se EUA Instalarem Armas na Europa

O presidente russo declara que pode abandonar a moratória unilateral sobre mísseis de médio e curto alcance caso os planos dos Estados Unidos de enviar mísseis para a Alemanha se concretizem.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou neste domingo (28) que pode retomar a produção de armas nucleares de alcance médio se os Estados Unidos prosseguirem com seus planos de instalar mísseis na Alemanha ou em outras partes da Europa.

“Caso os EUA concretizem esses planos, consideraremos nossa moratória unilateral sobre armas de médio e curto alcance como inválida”, declarou Putin durante um discurso no desfile naval em São Petersburgo.

Esses armamentos, com alcance que varia de 500 a 5.500 km, estavam regulamentados pelo Tratado sobre Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) assinado entre Washington e Moscou na época da União Soviética.

O tratado foi abandonado por Rússia e EUA em 2019, após acusações mútuas de violação dos termos acordados. Moscou havia prometido não retomar a produção de tais mísseis, desde que Washington não instalasse esses projéteis no exterior.

No entanto, em julho, os Estados Unidos e a Alemanha anunciaram planos para o envio de mísseis americanos para a Alemanha a partir de 2026, incluindo mísseis SM-6, Tomahawk e armas hipersônicas em desenvolvimento.

Putin destacou que “importantes alvos russos, tanto do governo quanto das Forças Armadas, estariam ao alcance desses mísseis. O tempo de voo desses projéteis, que podem ser equipados com ogivas nucleares, seria de aproximadamente 10 minutos até nossos territórios”.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br