As melhores duplas do vôlei de praia feminino e grandes esperanças brasileiras para uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Ana Patrícia e Duda, demonstraram concentração e respeito ao vencerem a parceria egípcia formada por Marwa Abdelhady e Doaa Eghobashy, com parciais de 21 a 14 e 21 a 19, em um treino de alto nível realizado neste ensolarado domingo na Arena Torre Eiffel, no Grupo A.
As brasileiras, amplamente superiores, rapidamente tomaram a frente no placar, alcançando 8 a 5. Apesar da tentativa das egípcias de se superar em uma modalidade na qual não têm tradição, elas não conseguiram completar suas jogadas e acabaram se distanciando ainda mais.
Dado o tempo limitado disponível para treinos na quadra central de Paris, devido ao grande número de duplas no vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda usaram o jogo de estreia para aprimorar suas habilidades e se adaptar ao palco, com a areia fofa e afetada pelas chuvas recentes.
A dupla brasileira executou aces, contragolpes, ataques fortes e deixadas, sem ser ameaçada na primeira parcial, mesmo com um breve momento de dois pontos consecutivos das egípcias. O primeiro set foi vencido com facilidade, 21 a 14, em um ponto de toque.
No segundo set, as egípcias tentaram acompanhar o placar e comemoraram muito ao reduzir a diferença para 7 a 6 e, posteriormente, empatar em 8 a 8. Com uma bola na linha, elas chegaram à vantagem pela primeira vez, 12 a 11.
Ana Patrícia mobilizou a torcida e rapidamente restabeleceu a ordem no jogo com três pontos seguidos. Apesar da ansiedade para fechar o set, as brasileiras permitiram uma nova igualdade devido a ataques para fora. No entanto, isso não desestabilizou o time, que se manteve firme mesmo diante dos desafios das campeãs dos Jogos Africanos. Duda selou a vitória com um contragolpe, 21 a 19.
As brasileiras voltarão à quadra na terça-feira para enfrentar Liliana Fernandez e Paula Gutiérrez, onde terão o primeiro teste mais sério. O último compromisso será contra as italianas Gottardi e Menegatti, na quinta-feira, que foram surpreendidas neste domingo pelas espanholas, com uma derrota por 22/24, 21/9 e 14/16.