17.8 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 13, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Oposição Move Impeachment Contra Ministro do STF Após Alegações de Ordens Irregulares...

Oposição Move Impeachment Contra Ministro do STF Após Alegações de Ordens Irregulares ao TSE

Revelações sobre ordens não oficiais enviadas por Alexandre de Moraes ao Tribunal Superior Eleitoral desencadeiam reações acirradas no Congresso, com pedidos de renúncia e impeachment ganhando força.

A oposição no Congresso está se mobilizando para solicitar o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após a divulgação de que ele teria dado ordens não oficiais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a produção de relatórios. De acordo com essas revelações, Moraes teria utilizado mensagens para instruir o TSE, e esses relatórios teriam sido usados para fundamentar decisões contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro nos inquéritos sobre fake news e milícias digitais. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.

Em resposta, Moraes sustentou que o TSE possui “poder de polícia” e que todos os relatórios solicitados foram “oficiais e regulares”. A senadora Damares Alves (Republicanos) anunciou que o senador Eduardo Girão (Novo) apresentará o pedido de impeachment e sugeriu que Moraes renuncie “pelo bem da democracia”. Segundo Girão, o pedido será formalizado em 9 de setembro como parte de uma campanha nacional para coletar assinaturas de apoio entre outros parlamentares.

A revelação provocou uma série de reações entre os opositores de Moraes. O senador Cleitinho (Republicanos-MG) prometeu não “prevaricar” e exigiu uma postura firme dos colegas senadores. O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) classificou o caso como “gravíssimo” e denunciou um suposto “esquema de perseguição” contra bolsonaristas. Deltan Dallagnol, ex-deputado e membro do partido Novo, afirmou que as mensagens confirmam suspeitas antigas sobre a atuação de Moraes e defendeu o impeachment do ministro.

Entretanto, a reação não foi unânime. Enquanto algumas figuras, como o bilionário Elon Musk, manifestaram surpresa com a notícia, membros do governo criticaram a reportagem. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), chamou a matéria de “sensacionalista” e alegou que seu propósito é “desacreditar o STF” para influenciar o julgamento do ex-presidente Bolsonaro, que foi declarado inelegível.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br