19.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -As bancadas de Republicanos e Progressistas, partidos recém-integrados ao governo Lula, resistem...

As bancadas de Republicanos e Progressistas, partidos recém-integrados ao governo Lula, resistem a apoiar projetos de interesse do Palácio do Planalto

Ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e André Fufuca (Esporte) foram recentemente empossados por Lula. 

Com ministros recém-nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido Progressista (PP) e o Republicanos representam uma base instável para o governo no Congresso. De acordo com um levantamento do jornal O Globo, apenas um quinto dos parlamentares de ambas as siglas declara apoio a pelo menos uma das três principais pautas do Planalto que devem ser votadas nos próximos meses: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Militares, as taxações de offshores e fundos exclusivos e os vetos presidenciais ao arcabouço fiscal.

Em relação aos vetos presidenciais ao arcabouço fiscal, apenas um deputado do PP entre os cem que integram as bancadas das duas siglas se posicionou favorável. Além disso, 32 parlamentares de ambos os partidos disseram que não se comprometem em manter o veto, sendo 15 contrários e 17 indecisos.

A PEC dos Militares também enfrenta resistência entre os apoiadores de Lula. Alguns parlamentares, mesmo sendo apoiadores do presidente, se manifestaram contra a proposta que proíbe oficiais da ativa de disputar eleições.

No que diz respeito às taxações de offshores e fundos exclusivos, que são essenciais para a equipe do ministro Fernando Haddad (Fazenda) compensar o efeito da ampliação do Imposto de Renda e do aumento do salário mínimo, a maioria dos parlamentares espera uma melhoria no texto para apoiá-lo.

Apesar da baixa adesão espontânea a essas pautas, ainda há margem para o governo intensificar a interlocução ou pressionar por um apoio efetivo no plenário. Com recentes nomeações de membros do PP e Republicanos para ministérios, o governo busca fortalecer essas alianças.

O cenário político no Congresso é complexo, e as posições dos partidos e parlamentares podem evoluir à medida que as negociações avançam. Portanto, é importante acompanhar de perto o desenvolvimento dessas pautas e as ações do governo para garantir o apoio necessário.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP CLIQUE AQUI
Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100279888ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br