13.1 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, maio 15, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -AstraZeneca Descontinua Globalmente Vacina Oxford-AstraZeneca devido a Efeito Colateral Raro

AstraZeneca Descontinua Globalmente Vacina Oxford-AstraZeneca devido a Efeito Colateral Raro

Após Admissão de Riscos, Empresa Anuncia Retirada da Vacina para Priorizar Versões Atualizadas contra Novas Variantes do Vírus

A vacina Oxford-AstraZeneca, celebrada como um marco da ciência britânica, está sendo retirada globalmente, meses após a empresa farmacêutica reconhecer um raro e perigoso efeito colateral. Segundo informações do jornal britânico The Telegraph, a empresa optou por voluntariamente retirar a autorização de comercialização da vacina, resultando na sua suspensão na União Europeia, com planos semelhantes para outros países, incluindo o Reino Unido.

A decisão marca o fim do uso da vacina, que foi creditada por salvar milhões de vidas, mas a AstraZeneca argumenta que a suspensão é motivada por considerações comerciais. A empresa afirma que a vacina foi substituída por versões mais recentes que visam combater as novas variantes do vírus.

Nos últimos meses, a vacina passou por escrutínio devido a um efeito colateral raro, envolvendo coágulos sanguíneos e baixa contagem de plaquetas, conhecido como Síndrome de Trombose com Trombocitopenia (TTS). Este efeito adverso foi associado a várias mortes e ferimentos graves, levando a processos judiciais contra a AstraZeneca.

Embora a empresa insista que a retirada não está ligada aos processos judiciais ou à sua admissão sobre os riscos do TTS, a decisão de encerrar a comercialização da vacina é vista como significativa. A AstraZeneca destaca o papel crucial que a vacina desempenhou no combate à pandemia, salientando que mais de 6,5 milhões de vidas foram salvas e três bilhões de doses foram fornecidas globalmente.

Com a disponibilidade de vacinas atualizadas para lidar com novas variantes do vírus, a demanda pela vacina Oxford-AstraZeneca diminuiu, levando à sua descontinuação. A empresa agora trabalhará com autoridades regulatórias e parceiros para concluir este capítulo e sua contribuição para a pandemia de Covid-19.

Enquanto isso, Marco Cavaleri, chefe de vacinas da Agência Europeia de Medicamentos, confirmou que o processo de retirada da autorização de comercialização da vacina já foi iniciado, de acordo com a expectativa de que vacinas descontinuadas e atualizadas sejam retiradas.

Embora a AstraZeneca tenha admitido em documentos legais a possibilidade de a vacina causar TTS, o mecanismo exato ainda não é totalmente compreendido. Advogados dos autores de processos judiciais argumentam que a vacina causou trombocitopenia e trombose induzidas pela vacina (VITT), um subconjunto do TTS, questionando sua segurança. A empresa reitera que a segurança do paciente é sua maior prioridade.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br