19.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Atividade da indústria gaúcha tem forte queda

Atividade da indústria gaúcha tem forte queda

IDI-RS, divulgado pela Fiergs, mostra recuo de 2,6% em setembro   |    Com informações -  O Sul

O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI-RS) registrou uma queda de 2,6% em setembro em comparação com agosto, de acordo com a pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Todas as seis variáveis que compõem o índice tiveram queda no período. As principais quedas ocorreram nas compras industriais (-7,3%) e no faturamento real (-2,8%).

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, atribuiu em parte os resultados negativos aos eventos climáticos que afetaram as operações das empresas em regiões afetadas por chuvas, bem como a diferença de calendário, com quatro dias úteis a menos em setembro em comparação com agosto. Além disso, o cenário econômico doméstico, com baixa demanda e incertezas, também contribui para o desempenho negativo da indústria.

O IDI-RS registrou sua décima queda nos últimos 13 meses, acumulando perdas de 12,2%. Em setembro, o nível de atividade da indústria gaúcha estava apenas 1,8% acima do nível anterior à pandemia, em fevereiro de 2020. O acúmulo de estoques, baixos índices de confiança dos empresários e alta ociosidade também tornam o ambiente pouco propício para uma retomada da atividade industrial nos próximos meses.

Na comparação anual, em setembro, o IDI-RS teve uma queda de 10,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Isso resultou em uma queda acumulada da atividade industrial em 2023 de -5,1%, com exceção da massa salarial real, que ainda mantém uma taxa positiva de 4,4%. Todos os outros componentes do IDI-RS contribuíram para a queda do índice no acumulado de janeiro a setembro.

Dentre os setores pesquisados, a contração da atividade industrial foi observada em 11 dos 16 setores, com os segmentos metalmecânicos sendo os mais afetados, incluindo veículos automotores, máquinas e equipamentos, produtos de metal e metalurgia. Apenas cinco setores apresentaram crescimento, incluindo móveis, tabaco, informática e eletrônicos, máquinas e materiais elétricos e bebidas.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100281218ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br