20.1 C
Rio Grande do Sul
terça-feira, abril 30, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Cartórios brasileiros inovam com documento eletrônico para doação de órgãos

Cartórios brasileiros inovam com documento eletrônico para doação de órgãos

Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) é lançada em todo o país, facilitando e agilizando o processo de manifestação de vontade dos doadores

Nesta terça-feira (2), os cartórios brasileiros apresentaram uma novidade importante: a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Colégio Notarial do Brasil, como parte da campanha “Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém”.

A partir de agora, cidadãos que desejam se tornar doadores de órgãos podem preencher a AEDO gratuitamente em qualquer um dos 8,3 mil cartórios de notas do país. Essas autorizações serão armazenadas eletronicamente e estarão acessíveis aos profissionais de saúde para confirmar a vontade dos doadores.

A AEDO oferece a opção de autorizar a doação de diversos órgãos, como coração, pulmão, rins, intestino, fígado, pâncreas, medula, pele e músculo esquelético. Para obter a autorização, os interessados podem acessar o site da AEDO e preencher um formulário eletrônico, que será encaminhado ao cartório selecionado para uma videoconferência de identificação e assinatura do documento eletrônico.

Uma vez concluído o processo, a autorização será armazenada no Sistema Nacional de Transplantes e estará disponível no momento do falecimento do doador.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou do lançamento da campanha e expressou otimismo sobre seu impacto positivo na doação de órgãos no Brasil, ressaltando que as doações permitiram 9.200 transplantes no país em 2023, representando um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br