21.3 C
Rio Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Cavaleiros da 20ª RT percorrerão 510km conduzindo a Chama Crioula, até o...

Cavaleiros da 20ª RT percorrerão 510km conduzindo a Chama Crioula, até o dia 7 de setembro

 Com informações da  Rádio Alto Uruguai

Uma delegação representando a 20ª Região Tradicionalista (RT) participou da cerimônia de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas de 2023 neste fim de semana. No sábado (19), a Chama Crioula foi acesa no município de Cristal, em frente à residência que foi habitada pelo general Bento Gonçalves, líder da Guerra dos Farrapos. Cristal, situada no sul do Estado, faz parte da 16ª Região Tradicionalista.

Três prendas de Três Passos integrantes da gestão estadual marcaram presença na solenidade: Cristina Kunzler Diemer (2ª Prenda Adulta do RS), Laura Braseiro Schweigert (1ª Prenda Juvenil do RS) e Kelli Pletsch (1ª Prenda Mirim do RS). Elas estavam acompanhadas por Armin Voos Júnior, coordenador da 20ª RT, Giordano Fornari, vice-coordenador e diretor do departamento de cavalgadas, além de Giovani Diemer, patrão do CTG Missioneiro dos Pampas, Celso Scheer, homenageado pelo CTG na distribuição da Chama Crioula de 2023 na região, e cavaleiros que conduzirão a chama crioula até 7 de setembro, quando está programada a chegada em Três Passos.

Nas próximas quatro semanas, a chama será passada para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, que levarão o fogo para os 497 municípios gaúchos. Segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS), esse ato, realizado desde 1947, simboliza a coragem, a união dos povos e o senso de identidade dos gaúchos com suas tradições. A chama deve alcançar todas as cidades antes do dia 20 de setembro, data máxima do tradicionalismo, quando o fogo é apagado.

Uma comitiva composta por onze pessoas percorrerá os 510 quilômetros entre Cristal e Três Passos até 7 de setembro, quando ocorrerá um evento na 20ª RT, junto ao CTG Missioneiro dos Pampas, para distribuir a centelha da Chama Crioula para as entidades da região.

O percurso é realizado a cavalo, com os cavaleiros cobrindo distâncias que superam 500 quilômetros para chegar a cidades do Noroeste, Norte e Fronteira Oeste do Estado. Eles avançam em média de 30 a 40 quilômetros por dia e contam com apoio logístico, que planeja a viagem, monta acampamentos e prepara refeições. Caso a chama dos cavaleiros se apague durante o trajeto, um lampião com fogo está disponível nos veículos de apoio para reacendê-la.

Destaques femininos no evento em Cristal

A cerimônia da 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul teve especial reconhecimento para duas mulheres: Ilva Goulart, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS), e Maria Luiza Benitez, cantora, compositora, radialista e patrona dos Festejos Farroupilhas. Inicialmente programado para sexta-feira (18), o ritual de acendimento da chama foi adiado para sábado devido à previsão de mau tempo.

Ao longo do sábado, as celebrações continuaram com atividades como mateadas e apresentações de artistas tradicionalistas, incluindo o Grupo Querência, que encerrou a noite com sua apresentação. A estimativa é que cerca de 2,3 mil pessoas tenham participado do evento.

VOCÊ É 100280853ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br