19.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -CNM rejeita proposta de desoneração da folha de pagamento das prefeituras pelo...

CNM rejeita proposta de desoneração da folha de pagamento das prefeituras pelo Ministério da Fazenda

Presidente da Confederação Nacional dos Municípios critica limitação do benefício a cidades menores, considerando-a "sem sentido" e ameaça de recurso à Justiça em caso de derrota no Congresso.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) rejeita proposta do Ministério da Fazenda para desoneração da folha de pagamento das prefeituras, considerando-a “sem sentido”. O governo sugeriu limitar o benefício a cidades com até 50 mil habitantes, reduzindo o escopo original do projeto, que abrangia municípios de até 156 mil habitantes.

Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, critica a oferta do governo, alegando desrespeito aos municípios, essenciais na execução das políticas estaduais. Durante reunião entre representantes da CNM e membros da Fazenda e da Secretaria de Relações Institucionais, o governo insinuou a possibilidade de recorrer à Justiça em caso de derrota no Congresso Nacional, o que parece provável diante do contexto das eleições municipais.

A CNM avalia três opções: deixar a medida provisória (MP) que revoga os benefícios às prefeituras caducar; retornar à mesa de negociações com a Fazenda caso haja proposta de diálogo federativo honesta através de um projeto de lei; ou o governo anular o trecho da MP que revoga o benefício aprovado pelo Congresso.

Entretanto, a equipe econômica do governo não considera a terceira opção viável, visto que vê a contribuição sobre a folha das prefeituras como importante fonte de receita para a Seguridade Social. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, argumenta que a renúncia de receitas previdenciárias deve ser a última medida a ser adotada para evitar agravar a situação financeira da Seguridade Social, conforme mencionado na exposição de motivos da medida provisória editada no final de 2023.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br