27.1 C
Rio Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Com pauta trancada pelo Executivo, Assembleia do RS deve votar Orçamento 2024

Com pauta trancada pelo Executivo, Assembleia do RS deve votar Orçamento 2024

Ao todo, 13 propostas estão aptas para avaliação dos deputados estaduais     |    Com informações -  Correio do Povo

Com 13 projetos em destaque, a previsão é de que os deputados estaduais enfrentem uma longa sessão plenária nesta terça-feira. Além disso, o cenário promete ser agitado nas próximas sessões devido ao pacote de fim de ano apresentado pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que inclui um aumento no ICMS e alterações significativas na área da educação.

Na agenda desta terça-feira, três propostas governamentais trancam a pauta, ganhando prioridade devido ao regime de urgência. Esses projetos são: a criação do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização – Alfabetiza Tchê; a aprovação de um contrato emergencial para a EGR; e a doação de terreno pelo Daer.

Após a deliberação dessas propostas, a votação da proposta do Orçamento do Estado para 2024 (LOA) deverá ser iniciada. Devido ao projeto do governo, que propõe aumentar as alíquotas básicas do ICMS de 17% para 19,5%, espera-se que a discussão seja intensa. A bancada formada pela federação PT e PCdoB expressou sua oposição durante uma coletiva realizada ontem, solicitando a retirada do texto de pauta.

A oposição baseia seu movimento em dois pontos principais. Primeiro, argumenta-se que a mudança nas alíquotas do ICMS impactará na arrecadação estimada para o próximo ano, desconfigurando a proposta de orçamento. Em segundo lugar, os parlamentares apontam irregularidades relacionadas ao não cumprimento de índices mínimos em áreas cruciais como saúde e educação.

O pedido de retirada de pauta, entregue ao presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin (MDB), será discutido durante a reunião de líderes no final da manhã de hoje. No entanto, o líder do governo, Frederico Antunes (PP), indica que a votação provavelmente ocorrerá devido aos prazos legais. Conforme a Constituição, a LOA precisa ser votada e sancionada pelo governador até o final de novembro.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100280931ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br