19.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Começam nesta segunda-feira as matrículas nos colégios estaduais para o ano letivo...

Começam nesta segunda-feira as matrículas nos colégios estaduais para o ano letivo de 2024

Inscrições podem ser feitas até 1º de dezembro. (Foto: Divulgação)         |     O Sul

Inicia-se nesta segunda-feira (13) o período de inscrições para as pré-matrículas na Rede Estadual, visando o ano letivo de 2024. Este estágio, que se estende até 1º de dezembro, deve ser realizado diretamente pelo site da Secretaria da Educação (Seduc), na página inicial, acessando a aba Matrículas e escolhendo o tipo de ensino desejado.

Neste primeiro momento, as inscrições abrangem as admissões para o 1º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, aproveitamento de estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio, Concomitante ou Subsequente.

A partir de 29 de dezembro, ocorrerão as designações dos estudantes para as escolas pretendidas. Na ocasião, os responsáveis pelos alunos receberão todas as informações pelo e-mail cadastrado no sistema ou poderão realizar a consulta no site da Seduc, clicando em Matrículas e escolhendo Consulta ao candidato.

Posteriormente, entre 4 e 17 de janeiro de 2024, os candidatos e seus respectivos responsáveis precisarão confirmar a matrícula presencialmente na escola designada, apresentando a documentação necessária para confirmar a vaga.

No caso dos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, é recomendado apresentar também o Cartão Nacional de Saúde (CNS), Número de Identificação Social (NIS) e atestado de vacinação. É válido destacar que o requisito para ingresso é ter, no mínimo, seis anos completos até 31 de março de 2024.

Entre 4 e 17 de janeiro de 2024, os estudantes que perderam o prazo para se inscrever no primeiro período de pré-matrícula terão uma segunda chance para realizar a pré-matrícula no mesmo período das solicitações de transferência e para aqueles interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Rematrículas

Para todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas escolas estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino, com 75% ou mais de frequência, a rematrícula ocorre de forma automática, no período de 20 a 30 de novembro. Caso haja interesse em mudar de escola, é necessário ficar atento à segunda etapa da pré-matrícula, pois, nesse caso, será uma transferência.

Já os estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio que estão matriculados na Rede Estadual, municipal ou privada e desejam mudar de escola ou ingressar na Rede Estadual, precisam ficar atentos à segunda etapa da pré-matrícula, pois, nesse caso, será uma transferência.

Os critérios para a designação de escola priorizam a proximidade da residência do estudante com a unidade escolar, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida. No momento da solicitação de transferência, o responsável pelo estudante ou o próprio estudante poderá preencher até três opções de unidades escolares por ordem de preferência, incluindo as unidades escolares que oferecerem Ensino Médio em Tempo Integral.

Confirmação da matrícula

As inscrições e transferências online só serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:

  • CPF e Certidão de nascimento ou RG do estudante;
  • CPF e documentos do responsável;
  • Comprovante de residência.

Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

O prazo para efetivação das matrículas de forma presencial nas escolas estaduais para os alunos que se inscreverem na segunda etapa da pré-matrícula, bem como para aqueles que pediram transferência, ocorre de 29 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100281066ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br