21.7 C
Rio Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Como as empresas introduziram a IA no último ano

Como as empresas introduziram a IA no último ano

O ano passado, sem dúvida, foi marcado pela corrida em direção à Inteligência Artificial em diversos mercados e setores da economia. No cenário empresarial, essa tecnologia destacou-se como uma ferramenta poderosa para impulsionar a produtividade e agregar valor aos negócios.

Em meio a essa transformação, o mais recente Índice de Preparação para Inteligência Artificial da Cisco, lançado em 2023, revela que apenas 29% das organizações estão totalmente preparadas para implantar e potencializar a IA. Simultaneamente, a pesquisa indica que 69% das empresas reconhecem que têm até um ano para implementar uma estratégia com essa tecnologia antes de impactar seus negócios.

Apesar de estar em estágio inicial, essas ferramentas já integram as operações de empresas em diversos setores, destacando-se como um diferencial competitivo relevante ao facilitar a automatização de processos e auxiliar na análise de dados para decisões eficientes e personalizadas. Vejamos como a IA influenciou o funcionamento de algumas empresas.

Atendimento ao Cliente: Conforme pesquisa da Zendesk, 80% dos consumidores consideram a experiência tão crucial quanto os produtos ou serviços adquiridos. Para atender a essa demanda, a IA desempenha um papel essencial na oferta de uma experiência positiva, especialmente nos canais de relacionamento. No Klubi, uma fintech que opera consórcios de automóveis e celulares em todo o país, as ferramentas de IA são responsáveis pelos primeiros passos dos clientes nos canais de atendimento. O CEO do Klubi, Eduardo Rocha, explica: “Nós aplicamos a IA no início da jornada do cliente para garantir mais autonomia e agilidade na simulação do plano e também no atendimento. A experiência é simplificada, e conseguimos manter um padrão de conexão com as pessoas.”

Investimentos em Cibersegurança: Com o aumento do uso de tecnologia em diversos setores, empresas brasileiras têm direcionado recursos significativos para a proteção de dados e sistemas. Segundo a pesquisa IDC Cyber Security Research Latin America 2023, o país está prevendo que os gastos com cibersegurança atinjam 3,5% dos investimentos totais em tecnologia da informação até o final de 2023, representando um aumento de 12% em relação a 2022, alcançando uma aplicação estimada de R$26,7 bilhões, o maior da América Latina nessa área.

Para Marcelo Modesto, CEO e fundador da Avivatec, uma consultoria de tecnologia com experiência em negócios e referência na aceleração digital de empresas no país, “o mercado está testemunhando uma verdadeira revolução marcada por investimentos em tecnologia para diferentes setores.”

IA Aplicada nas Finanças: No mercado financeiro, agentes virtuais como ChatGPT, YouChat, Jasper, Bard, entre outros, têm se tornado cada vez mais comuns em diversos setores visando otimização de tarefas e atualização dos processos. Segundo um relatório recente da Bloomberg Intelligence, nos últimos dois anos, as aplicações de inteligência artificial voltadas para o usuário final movimentaram US$40 bilhões. Paralelamente, um estudo do IDC mostrou que esse setor tem potencial para atingir mais de meio trilhão de dólares até o final de 2024, com uma projeção de crescimento anual de 40% até 2028.

No cenário brasileiro, a tecnologia de processamento de linguagem natural está proporcionando benefícios significativos para o setor de cobrança, integrando o atendimento ao cliente às finanças. A Monest, uma startup de Curitiba, utiliza uma agente virtual conectada por inteligência artificial chamada Mia para a recuperação de ativos. Thiago Oliveira, CEO da Monest, destaca: “O mercado já reconhece a força que a tecnologia tem em impulsionar a economia, gerar mais rentabilidade e auxiliar no dia a dia para que as demandas sejam entregues com cada vez mais rapidez e assertividade.”

Eficiência e Agilidade no Agronegócio: A transformação digital no agronegócio tem promovido eficiência no processo. Com a Inteligência Artificial, além de um ganho de desempenho, essa tecnologia trouxe qualidade de vida ao produtor, notificando situações de risco, reduzindo o trabalho manual e diminuindo a necessidade de intervenção humana.

Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de serviços de TI e transformação digital, destaca: “No agronegócio, a tecnologia consegue prever a produção de lavouras, ranquear fatores de influência que ajudam ou não no crescimento de animais, otimizando a logística de distribuição de insumos e produtos acabados, entre outras coisas.”

IA no Setor de Seguros: No setor de seguros, a IA tem ajudado a otimizar o tempo das análises de risco. Insurtechs, como a Azos, utilizam a Inteligência Artificial para proporcionar mais agilidade às avaliações. Bernardo Ribeiro, CMO da Azos, explica: “O algoritmo captura o máximo de dados possíveis durante a jornada de contratação do usuário, dados de saúde e dados externos. Após absorver todas as fontes de informações, a tecnologia pode recusar, aprovar ou indicar, em um tempo médio de 15 segundos, a necessidade de uma análise humana para a aprovação da apólice.”

Em resumo, a aplicação da IA está transformando significativamente diversos setores, proporcionando eficiência, agilidade e novas formas de agregar valor aos negócios. Essa revolução tecnológica evidencia a importância da preparação e implementação estratégica da Inteligência Artificial nas organizações para enfrentar os desafios e explorar as oportunidades oferecidas por essa inovação.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br