Na tarde desta segunda-feira, 11, ocorreu mais um episódio de confronto entre indígenas das Aldeias Pinhalzinho – Planalto e Bananeiras – Nonoai

Conforme informações do Delegado Ercílio Carlet, a princípio sem feridos, houve disparos de arma de fogo e segundo informações registradas da DP, três indígenas teriam sido recolhidos a “cadeia” indígena.

Há uma disputa pelo domínio das terras indígenas, onde o Cacique de Nonoai não reconhece a divisão da terra em outra Aldeia independente em Planalto com novo Cacique. Estes fatos estão ocorrendo há meses, sendo que a Funai, MPF, PF e demais órgãos com interesse no caso estão cientes da disputa e dos fatos vinculados a mesma.

Todos os fatos foram registrados e em seguida encaminhados para Polícia Federal, órgão com atribuições para o caso, uma vez que o interesse da União se evidência no caso. Guarnições da Brigada Militar de toda a região foram acionadas para prestar apoio na ocorrência.

O fato registrado da Delegacia de Polícia Civil e foi informado para a Polícia Federal.

Alguns indígenas da reserva trancaram a rodovia, entre as cidades de Planalto e Nonoai. O objetivo era protestar e reivindicar uma posição da Funai (Fundação Nacional do Índio) e da Polícia Federal, diante do pedido feito pelas lideranças da comunidade a respeito da segurança da população indígena.

GAUDÉRIO NEWS TV