17.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -CONTRADIÇÃO – A promessa de Lula sobre sigilo de 100 anos é...

CONTRADIÇÃO – A promessa de Lula sobre sigilo de 100 anos é checada pelo Twitter

Recentemente, a plataforma Twitter/X verificou uma aparente contradição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação a uma decisão de manter sigilo sobre 1,3 mil solicitações de informação, alegando conter dados pessoais. Essa ação gerou controvérsia, pois usuários relembraram uma promessa de campanha de Lula, na qual ele afirmava que, se eleito, acabaria com o sigilo de 100 anos.

Em setembro de 2022, Lula, então candidato à presidência, declarou em um tweet que, no primeiro dia de governo, emitiria um decreto para eliminar o sigilo de 100 anos, afirmando que “o povo deve ver o que estão escondendo”.

No entanto, cerca de um ano e meio depois, já como presidente eleito, Lula tomou uma decisão oposta à sua promessa anterior, determinando um sigilo de 100 anos sobre os documentos solicitados. Entre as informações negadas estavam a agenda da primeira-dama Janja Lula da Silva e a lista dos militares do Batalhão de Guarda Presidencial que estavam de serviço durante manifestações populares.

A verificação realizada pelo Twitter/X destacou que esses casos contradizem a declaração anterior de Lula sobre transparência governamental.

Além disso, em 2023, o governo Lula negou sete solicitações de informação a mais do que o governo Bolsonaro em 2022. A Controladoria-Geral da União (CGU), sob ordens do governo Lula, identificou 252 casos de sigilo aplicados indevidamente durante a gestão anterior.

Enquanto em janeiro de 2023 o governo divulgou as visitas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, as informações sobre as visitas à atual primeira-dama, Janja, são mantidas em sigilo pelo governo atual. Essas ações levantam questionamentos sobre a coerência do governo Lula em relação à transparência de informações.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br