14.1 C
Rio Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Desoneração da folha: presidente do Senado Rodrigo Pacheco promete pautar veto ainda...

Desoneração da folha: presidente do Senado Rodrigo Pacheco promete pautar veto ainda neste ano

O projeto de lei prorroga a redução de contribuições para Previdência Social de 17 setores da economia e de municípios pequenos até 2027. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil    |         O Sul

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), expressou, nesta sexta-feira (24), seu apoio à desoneração da folha de pagamento em 17 setores da economia, assim como em municípios pequenos. Ele se comprometeu a analisar o veto presidencial ainda neste ano, assegurando que a pauta econômica do governo não será prejudicada por esse processo.

Pacheco ressaltou a urgência de decidir sobre a prorrogação da desoneração, cujo prazo expira em 31 de dezembro. Ele enfatizou que a não prorrogação poderia gerar instabilidade e insegurança jurídica para as empresas, levando a demissões significativas. O projeto de lei em questão propõe a extensão da redução de contribuições para a Previdência Social até 2027, abrangendo 17 setores e municípios pequenos, uma medida existente desde 2011 que está programada para encerrar este ano.

Antes de colocar o veto em votação, Pacheco planeja ouvir as propostas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que prometeu adotar outras medidas para mitigar os efeitos do término da desoneração para as empresas. O presidente do Senado também lembrou que o Congresso anterior derrubou o último veto à desoneração da folha de pagamento.

Quando questionado se a apreciação desse veto poderia impactar as votações de medidas econômicas de interesse do governo, Pacheco assegurou que os projetos de taxação dos fundos exclusivos para super-ricos, dos fundos offshore e a taxação dos jogos online seguirão sua tramitação conforme planejado.

Ciro Nogueira (PP-PI), líder do bloco que reúne os partidos PP e Republicanos no Senado, criticou o veto, prevendo sua rápida derrubada pelo Congresso. O governo argumentou que a proposta é inconstitucional, pois reduz a receita da Previdência Social sem apresentar o impacto financeiro orçamentário ou indicar a compensação dessas perdas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou sua crença de que o fim dos incentivos não resultará em uma onda de demissões. Ele destacou que a política de benefícios fiscais adotada há 10 anos não tem trazido benefícios significativos para a economia brasileira.

O projeto, aprovado em outubro, visa prorrogar a contribuição para a Previdência Social de setores intensivos em mão de obra até 2027, variando entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta. Os setores beneficiados incluem confecção, construção civil, tecnologia da informação, transporte rodoviário de cargas, entre outros. Com o veto presidencial, a medida perde sua validade em dezembro deste ano.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100280974ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br