17.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 13, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Diesel deve subir até 10 centavos após a Rússia suspender exportação de...

Diesel deve subir até 10 centavos após a Rússia suspender exportação de combustíveis

Brasil importa mais de 20% do volume que consome. (Foto: Reprodução)

Os cortes anunciados pelo governo russo nas exportações de diesel e gasolina da Rússia estão previstos para afetar a oferta global desses produtos e, consequentemente, terão impacto nos preços, incluindo para importadores brasileiros. A previsão da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom) é que o preço de paridade de importação aumente cerca de 5% devido a essa nova restrição russa.

Isso resultará em uma ampliação da defasagem entre os preços praticados pela Petrobras e o Preço de Paridade de Importação (PPI). Por exemplo, a Petrobras já vende gasolina a 6% ou R$ 0,19 por litro abaixo do PPI, e essa diferença deve aumentar ainda mais. No caso do diesel, a diferença era de 14% ou R$ 0,64 por litro, e também deve aumentar. Essa situação pode pressionar as refinarias nacionais, incluindo a Petrobras.

Além disso, o Brasil vem se tornando um grande importador de diesel russo, o que pode ter impactos no suprimento do mercado brasileiro, uma vez que o país importa entre 20% e 30% do diesel que consome. Em agosto, o diesel russo representou 74% do total das importações brasileiras. Embora o efeito sobre a gasolina seja menor, já que o Brasil importa apenas 5% ou menos do volume que consome, ainda há incertezas sobre o impacto em importadores brasileiros que mantêm contratos com fornecedores russos devido à falta de clareza nas regras do corte e sua duração.

A decisão do governo russo de restringir temporariamente a exportação de gasolina e diesel tem como objetivo estabilizar os preços domésticos, que têm subido devido a picos de safra agrícola e manutenções em refinarias que reduziram a oferta. Essas restrições temporárias têm a intenção de saturar o mercado interno de combustíveis e, assim, reduzir os preços para os consumidores. A Rússia já havia encurtado as exportações de diesel em cerca de 30% nos primeiros 20 dias de setembro em comparação com agosto.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP CLIQUE AQUI
Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100423669ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br