20.4 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Enchente do Rio Uruguai castiga regiões Norte e Noroeste do RS e...

Enchente do Rio Uruguai castiga regiões Norte e Noroeste do RS e deixa famílias desalojadas

Estado voltou a sofrer com fortes chuvas e cheia fez água invadir casas em algumas cidades  |  Com informações -  Correio do Povo

As chuvas retornaram com intensidade ao Rio Grande do Sul, afetando principalmente as regiões Norte e Noroeste do estado na quinta-feira. O volume de precipitação resultou em uma enchente no Rio Uruguai que continuou ao longo do dia, causando danos às cidades da região. De acordo com a MetSul Meteorologia, o nível da água está cerca de dois metros acima do pico registrado na enchente da semana anterior.

No município de Doutor Maurício Cardoso, a quantidade de chuva esperada em uma semana se igualou ao total normalmente registrado durante todo o mês de outubro.

Como resultado, o Balneário Ilhas do Chafariz testemunhou o aumento do nível da água para 17,75 metros no início do dia. Felizmente, a água está recuando lentamente, e no momento, o nível está em 16,40 metros, conforme informações da Prefeitura.

De acordo com as autoridades municipais, aproximadamente 402 casas foram inundadas, e pelo menos 26 famílias ficaram desalojadas. Sete pontes no interior do município foram interditadas, com cinco delas submersas pelas águas e duas arrastadas pelas fortes chuvas. Imagens da Associação de Moradores do Balneário Londero (Amobal) destacam o impacto das águas, chegando a tocar os telhados das casas.

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta indicando que a situação deve se agravar na Fronteira Oeste nos próximos dias. Cidades ao longo da fronteira, como São Borja, Itaqui e Uruguaiana, enfrentarão a pior enchente em anos, com potencial para um grande número de desabrigados.

Em Três Passos, onde uma casa de máquinas da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) desabou devido à força das águas no rio Erval Novo, a situação continua crítica. O município está sem abastecimento de água e está considerando declarar situação de emergência, o que provavelmente acontecerá na segunda-feira, de acordo com a assessoria da Prefeitura. Enquanto isso, o abastecimento de água é mantido por meio de caminhões-pipa, e as aulas na cidade foram suspensas.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100425143ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br