Ao anunciar ontem (27) o Plano Safra, que inicia em julho e vai até junho de 2024, o presidente Lula destacou que o valor, cerca de 364 bilhões de reais à atividade agropecuária, é 6,8% superior aos recursos liberados na ultima safra pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Só que não.
Farsul vê Plano jogando o produtor no colo dos banqueiros
A Farsul, Federação da Agricultura do RS, em análise detalhada do Plano Safra, denuncia que existe um baixíssimo volume de recursos subvencionados, que são de apenas 19% (R$ 52,55 bilhões) na área de custeio e comercialização. Os demais R$ 219,57 bilhões, ou 81% do total, não recebem nenhum recurso público, são recursos livres ou controlados não subvencionados. Apenas 53% dos recursos para investimentos são subvencionados. Com isso, avalia a Farsul, a participação do governo no Plano Agrícola e Pecuário é bastante modesta e cada vez menor no montante de recursos ofertados, cabendo ao mercado financeiro, integrado por cooperativas de crédito e entidades bancárias, suportar a demanda por recursos sem qualquer tipo de equalização. Em suma: os valores são dos bancos privados, que aplicarão a taxa que bem entenderem. Exatamente como desejam os grandes concorrentes do agro brasileiro, França, Estados Unidos e Alemanha, dentre outros, todos eles altamente subsidiados pelos seus governos.
Gedeão Pereira identifica falta de recursos para o Seguro Rural
O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, comentou todo o contexto do Plano Safra 2023-2924 lançado nesta terça-feira:
“Foi um ato político importante pelo fato de estar colocada e reconhecida a importância e o tamanho da agricultura brasileira para o nosso país. Agora os números não nos parecem relevantes. Também nos preocupa que não vemos nenhum anúncio de recursos para Seguro Rural, que nos parece muito importante, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, onde temos tido esses problemas recentes.”
VOCÊ É 100872530ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional











