11.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, maio 17, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Festival de Pratos Missioneiros Saudáveis valoriza uso diversificado da mandioca na alimentação

Festival de Pratos Missioneiros Saudáveis valoriza uso diversificado da mandioca na alimentação

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa | Jornalista Deise A. Froelich

Inserido na programação da Expo São Luiz, o 1º Festival Municipal de Pratos Missioneiros Saudáveis buscou apresentar a versatilidade da mandioca na alimentação humana durante o evento realizado nesta quarta-feira (27/09), em São Luiz Gonzaga. Foram 23 pratos doces e salgados apresentados durante o evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio da Prefeitura de São Luiz Gonzaga através das Secretarias e Conselhos Municipais, Câmara de Vereadores, Sicredi e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

 

A realização do festival busca valorizar a produção dos agricultores familiares locais, uma vez que nos 45 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar na região administrativa de Santa Rosa são cultivados mais de 6.340 hectares de mandioca. Outro objetivo é incentivar o consumo de mandioca de forma prática, saudável, complementar, criativa e diversificada na alimentação humana.

 

O Festival tem ainda o intuito de resgatar receitas típicas que promovem a valorização da cultura alimentar que está inserida no contexto da Agricultura Familiar, assim como estimular a diversificação da produção na propriedade, com o manejo cultural de forma sustentável e isenta de químicos junto às famílias de agricultores.

 

Diversas lideranças prestigiaram o evento, entre elas, o presidente da Expo São Luiz, Marcos Batista da Rosa, a secretária municipal de Assistência Social, Nélvia Tavares, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume, a gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Ginzaga e Rolador, Rafael Dalenogare Paz, coordenadora do CRAS, Luciane Spíndola, extensionista da Emater/RS-Ascar Mauriceia Bremm, que esteve na coordenação do Festival, a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar Lisete Primaz e o supervisor microrregional Joney Braun, entre outros.

 

A mandioca foi utilizada nas receitas de rosca frita, cuca, bolos, pudins, negrinhos, trança, palitos, creme misto, carreteiro, mandioqueijo, pães, nhoque, caldo, rosquinhas e lasanhas disponibilizados ao público para degustação.

 

Exemplares do Livreto com todas as receitas que participaram do Festival de Pratos Típicos à Base de Mandioca foram distribuídos a todos os participantes. A partir da sistematização e divulgação das receitas, a intenção é fomentar a criatividade e mostrar a importância do aproveitamento de alimentos que são produzidos em milhares de propriedades rurais do Estado. Os participantes também foram agraciados com mimos e certificados.

 

O evento foi realizado junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar, onde até o próximo domingo (1º/10) são servidos almoços no Restaurante da Agricultura Familiar, a cargo da Cooperativa de Agricultores e Artesãos Cooparte, comercializados produtos na Feira da Agroindústria Familiar e Artesanato, bem como divulgadas as potencialidades do artesanato em lã, com participação da Associação de Artesãs de Garruchos.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP CLIQUE AQUI
Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100302186ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

 

 

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br