20.8 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, agosto 28, 2026
HomeSegurançaGoverno gaúcho enviará mais de 70 brigadianos da Tropa de Choque para...

Governo gaúcho enviará mais de 70 brigadianos da Tropa de Choque para operações de segurança em Brasília

"No RS, estamos com as forças de segurança prontas para resposta firme e imediata diante de qualquer tentativa de subversão da ordem", afirmou Leite    |   Foto: Arquivo/Palácio Piratini    |   Por Marcello Campos |

Após reunião de emergência com secretários estaduais e comandantes das forças policiais, o governador gaúcho Eduardo Leite informou que a Brigada Militar (BM) disponibilizará 73 policiais da Tropa de Choque para operações em Brasília. A segurança pública do Distrito Federal está sob intervenção do governo brasileiro após os ataques de manifestantes radicais a prédios dos Três Poderes neste domingo (8).

A medida foi acertada com Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil do presidente Luiz Inácio Lula da Sila, a fim de viabilizar o transporte dos agentes pela Força Aérea Brasileira. Outros Estados já estão adotando a mesma iniciativa para apertar o cerco a atos contra o sistema.

Leite se pronunciou por meio de transmissão ao vivo no canal do Palácio Piratini no site de vídeos youtube.com. Ele também detalhou as medidas tomadas para prevenir a repetição de atos desse tipo no Rio Grande do Sul e manifestou repúdio à baderna protagonizada pelos extremistas na capital federal:

“Esse é um dia que nos entristece e nos deixa absolutamente indignados pelos atos antidemocráticos e de caráter golpista na capital federal. São atos que atacam as instituições que representam a democracia brasileira e precisam ser repudiados”.

O político tucano reforçou que a BM continua monitorando as manifestações no Estado e está preparada para reprimir atos contra a ordem constitucional: “Temos as nossas forças de segurança de prontidão para agir de forma enérgica, firme e imediata diante de qualquer crime contra a democracia”.

Ao longo do dia, os pontos de maior atenção e concentração de manifestantes foram a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (Região Metropolitana), e as proximidades da sede do Comando Militar do Sul (CMS), no Centro Histórico de Porto Alegre, ocupadas desde o início de novembro por manifestantes inconformados com o resultado da eleição presidencial.

VOCÊ É A 874835ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br