19.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Governo retoma imposto de importação para carros elétricos a partir de 2024

Governo retoma imposto de importação para carros elétricos a partir de 2024

Medida visa desenvolver a cadeia automotiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do País     |  Com informações -  AE

O governo brasileiro anunciou que retomará, a partir de janeiro, a aplicação do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. As alíquotas subirão gradualmente até 2026. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, essa medida tem como objetivo desenvolver a cadeia automotiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país.

A retomada progressiva das alíquotas será acompanhada de cotas iniciais para importações com isenção até 2026. As porcentagens variarão com os níveis de eletrificação e os processos de produção de cada modelo. No caso dos carros híbridos, por exemplo, a alíquota do imposto começará em 12% em janeiro de 2024, chegando a 35% em julho de 2026.

As alíquotas para os híbridos plug-in e elétricos seguirão uma trajetória semelhante. Além disso, será criada uma categoria para caminhões elétricos, que terão alíquotas de 20% em janeiro e 35% já em julho de 2024.

O governo ressaltou que as empresas têm até julho de 2026 para continuar importando com isenção até determinadas cotas de valor. Essa medida faz parte dos esforços para desenvolver a indústria nacional e estimular investimentos na produção, manutenção e criação de empregos de maior qualificação e melhores salários, de acordo com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100279854ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br