31.1 C
Rio Grande do Sul
segunda-feira, maio 6, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre promove ato pela paz e...

Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre promove ato pela paz e contra o terrorismo

O evento que ocorreu no Theatro São Pedro, em Porto Alegre e contou com a presença de autoridades e integrantes do grupo inter-religioso.    |     Com informações -  Vitória Fagundes

O Grupo de Diálogo Inter-Religioso promoveu, nesta segunda-feira, um ato pela paz e contra o terrorismo. O evento buscou discutir o compromisso pela paz e contra toda forma de violência, diante do conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas, no Oriente Médio. O diálogo ocorreu no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Estiveram presentes no evento os representantes do Grupo de Diálogo Inter-religioso, as religiões cristãs, de matriz africana, fé bahái, islâmica, judaica, espírita, budista tibetana e budista zen. Além disso, o ato contou com a presença dos representantes do executivo municipal e estadual.

O Rabino Guershon Kwasniewski, coordenador do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre destaca que o evento simboliza a união de todas as crenças com o propósito de levar a paz a todos. “O único jeito de mostrarmos que estamos contra o terrorismo é nos manifestando, nos juntando, nos unindo, estando presentes. Fazemos parte de um grupo de diálogo inter-religioso, mesmo sendo diferentes, encontramos uma forma de conviver. Todos temos direito à vida, todos temos direito à existência. O direito da paz também. Não podemos ser indiferentes, devemos levar nossa voz para uma sociedade mais justa”, disse.

O presidente da Sociedade Libanesa, Kalil Sehbe Neto, enfatiza que o Rio Grande do Sul pode ser uma boa referência de diálogo inter-religioso para o País. Ele afirma que o evento busca proporcionar momentos de reflexão diante dos acontecimentos em Israel. “Independente de sua cultura, da sua religião, existe aquilo que o estado sempre teve: amor no coração. Estamos todos pela paz. Queremos o espaço de respeito dos brasileiros palestinos e dos brasileiros israelenses e que todos possam conviver com amor e com paz de espírito.”

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, que esteve presente no evento, disse que o governo do Estado busca impulsionar todos os eventos que promovem a paz. “Esse ato está conseguindo congregar os povos afetados por essas ações violentas que sejam a comunidade judaica, como também a comunidade árabe, que também repudia atos de terrorismo”.

O governador de Porto Alegre, Eduardo Leite, destaca que junto ao Governo Federal vem dando suporte às famílias de brasileiros israelenses e brasileiros palestinos. “A gente tem feito os contatos no sentido de oferecer algum tipo de suporte. Até aqui não se fez necessário, mas fazemos o acompanhamento e deixamos claros que se faz necessário e estiver ao alcance do Governo do Estado para algum tipo de alento a quem esteja com algum familiar exposto o Estado entra em campo para fazer as intermediações e ajudar ao lado do Governo Federal”.

Leite ainda afirma que a guerra apesar de acontece quilômetros de distância da gente, ela afeta a todos de um modo geral. “Esse evento está clamando pela paz e condenar atos de terrorismo que precisam ser repudiados”.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo ressaltou que a intolerância, além de ser o pivô da guerra, precisa ser repudiada “o terrorismo não é o caminho. Essa união de força aqui em Porto Alegre está se repetindo em muitas cidades do mundo todo. Muitos inocentes estão morrendo em nome da intolerância. Que esse evento sirva de exemplo para que volte a paz”.

De acordo com a organização, cerca de 300 pessoas estiveram presentes no evento. Durante a solenidade, foram exibidos vídeos com Depoimentos de pessoas que estão enfrentando o conflito, além da entrada das crianças com as bandeiras de Israel e Palestina. Antes de começar o evento, os convidados ficaram de pé para realizar um minuto de silêncio em homenagens às vítimas do conflito. O Ato contou com a participação do Presidente Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Marcio Chachamovich e do Presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita, Claudio Lottenberg. Que destacaram que o evento é um posicionamento da sociedade contra o conflito.

Conheça nosso canal no YoutubeFaça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100294844ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br