9.1 C
Rio Grande do Sul
terça-feira, maio 14, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Guerra Israel-Hamas é mais uma "nuvem" na economia mundial, diz FMI

Guerra Israel-Hamas é mais uma “nuvem” na economia mundial, diz FMI

Disciplina orçamentária deve ser retomada, ressalta diretora-geral da organização     | Com informações -  AFP

As implicações do ataque sem precedentes do Hamas a Israel estão lançando uma “nova sombra sobre um horizonte global já pouco otimista”, declarou a Diretora-Geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, em uma coletiva de imprensa realizada em Marrakech, no Marrocos, nesta quinta-feira.

Georgieva destacou que, “em primeiro lugar, são os inocentes que pagam o preço dos ataques do Hamas e dos bombardeios de retaliação de Israel”. Do ponto de vista econômico, ela afirmou que é difícil determinar o impacto exato, acrescentando que o FMI está monitorando de perto a situação e suas potenciais consequências. “Observamos algumas reações nos mercados de petróleo, mas é muito cedo para tirar conclusões mais definitivas”, complementou.

O FMI manteve sua previsão de crescimento global em 3,0% para este ano, mas reduziu a previsão para 2024, estabelecendo-a em 2,9%. A diretora-geral alertou que a economia está “caminhando a passos lentos, não correndo”. Ela enfatizou que a escalada das tensões no Oriente Médio se soma às “graves perturbações” que a economia global já está enfrentando e que estão se tornando “a nova norma”, tornando ainda mais frágil um mundo já debilitado pelo fraco crescimento e pela fragmentação de sua economia.

Georgieva também fez um apelo aos países para que “restabeleçam as regras orçamentárias, de modo a estarem preparados para responder a futuros choques e realizar os investimentos necessários”. Isso vem após um período de distúrbios repetidos, desde a pandemia da COVID-19 até o aumento da inflação e o conflito na Ucrânia, resultando em um aumento nos gastos públicos.

De acordo com Georgieva, a disciplina orçamentária precisa ser restaurada, uma vez que “não estamos vendo o crescimento necessário para nos recuperarmos dos impactos dessas perturbações e para oferecer oportunidades que melhorem a vida das pessoas”. Além disso, diante de um cenário geopolítico e econômico tenso, o FMI precisa de “maior flexibilidade para antecipar as perturbações e responder rapidamente”, acrescentou.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP CLIQUE AQUI
Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100300721ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br