O IBGE revisou para cima a projeção da safra brasileira de 2025, prevendo um recorde de 314,8 milhões de toneladas para cereais, leguminosas e oleaginosas, um aumento de 7,0% ou 20,5 milhões de toneladas em relação à safra de 2024. A previsão de crescimento é impulsionada pela soja, que deve ter um aumento de 12,9% (aproximadamente 18,7 milhões de toneladas), além de incrementos no milho 1ª safra, arroz e feijão.
A área cultivada de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2025 deve ser de 79,8 milhões de hectares, com destaque para o crescimento na área de soja (1,4%), arroz (5,2%) e feijão 1ª safra (7,1%). O Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul são os estados com as maiores estimativas de aumento na produção.
Porém, o algodão, milho 2ª safra, sorgo e trigo devem enfrentar quedas na produção. O milho 2ª safra, por exemplo, deve ter uma redução de 0,1%, enquanto o trigo terá um declínio de 10,9%.
Já para a safra de 2024, a estimativa de produção foi reduzida para 294,3 milhões de toneladas, uma queda de 6,7% em relação ao ano anterior, devido a problemas climáticos, como falta de chuvas e altas temperaturas, especialmente no Centro-Oeste e Sul do Brasil.
A expectativa é de uma recuperação nas safras para 2025, com a mobilização dos produtores após o início das chuvas, o que contribui para a melhora nas perspectivas de produção.











