17.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 13, 2024
HomeGERALInventor do rádio, o padre gaúcho Landell de Moura é tema de...

Inventor do rádio, o padre gaúcho Landell de Moura é tema de exposição em Porto Alegre

Sacerdote-cientista (1861-1928) é reconhecido por suas contribuições no campo tecnológico.   |     (Foto: Reprodução)    |    Com informações -  O Sul

O Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), localizado em Porto Alegre, inaugurou recentemente a exposição “Landell de Moura: 100 Anos de História do Rádio”. Esta exposição destaca a notável trajetória do padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928), considerado um pioneiro da radiofonia, bem como os 130 anos da primeira transmissão sem fio realizada por ele, com equipamentos distantes 8 quilômetros um do outro.

A exposição estará em exibição pelos próximos três meses, com horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Essa iniciativa resultou de uma colaboração entre a Escola de Humanidades, a Escola de Comunicação, Artes e Design e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), contando com a curadoria de Edison Hüttner (PUCRS) e Thais Nunes Feijó (IHGRGS).

O Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, que tem mais de 70 anos de história, tem como missão disseminar o conhecimento por meio de acervos e exposições da universidade, situada na Zona Leste de Porto Alegre.

A exposição celebra a vida e o trabalho de Landell de Moura, um cientista e sacerdote de Porto Alegre reconhecido internacionalmente por suas contribuições nas telecomunicações. Ele é creditado com descobertas e inovações notáveis para sua época, abrangendo áreas como psicologia, educação, religião e, principalmente, comunicação sem fio.

Ao longo de sua carreira, Landell de Moura estudou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro e na Itália, onde também foi ordenado sacerdote em 1886. Durante sua estadia em Roma, ele começou a desenvolver pesquisas que levariam à revolucionária transmissão sem fio, mais tarde reconhecida como um dos fundamentos da radiodifusão.

Landell de Moura é contemporâneo de outros notáveis como Alexander Graham Bell, Heinrich Rudolf Hertz, Guglielmo Marconi e Nikola Tesla. Aos 16 anos, ele já afirmava ter inventado um aparelho telefônico semelhante ao de Graham Bell.

Embora haja controvérsias sobre se Landell de Moura foi o primeiro a realizar uma transmissão radiotelegráfica, sua demonstração pública de transmissão de voz por ondas de rádio em 1890 em São Paulo é inegável. Ele também patenteou seu telefone sem fio no Brasil e nos Estados Unidos. Entre suas descobertas mais notáveis está a identificação de que ondas curtas (alta frequência) são mais adequadas para transmissões de longa distância, algo que se tornaria consenso décadas mais tarde.

Landell de Moura também é associado a um protótipo de equipamento capaz de transmitir imagens via ondas eletromagnéticas em 1904, um precursor da televisão que ele chamou de “Teleforama”. Embora não haja registros de experimentos ou modelos construídos, seu trabalho e visão deixaram uma marca significativa na história das comunicações.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP CLIQUE AQUI
Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100423669ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br