8.1 C
Rio Grande do Sul
sábado, maio 18, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Joinville mantém estação de tratamento de água fechada após vazamento de produto...

Joinville mantém estação de tratamento de água fechada após vazamento de produto químico

Por Fabiano Ruppenthal

A prefeitura e a companhia Águas de Joinville mantêm a Estação de Tratamento de Água (ETA) fechada desde a manhã de segunda-feira (29), quando acidente com caminhão tanque derramou produto químico na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca, em Santa Catarina. O fechamento aconteceu para que o local não receba água com resíduos provenientes do acidente, que ocorreu quando o veículo tombou na rodovia SC-418 e pegou fogo.

O ácido sulfônico vazou e chegou ao Rio Seco, que deságua no Rio Cubatão, manancial que abastece a maior cidade catarinense.

— O fechamento foi justamente para que a substância não entrasse no nosso sistema de tratamento, garantindo assim que toda a água já tratada possa ser consumida normalmente — destaca o prefeito Adriano Silva.

O volume de água que havia nos reservatórios foi praticamente todo consumido no fim da tarde de segunda-feira. A água era potável, em condições normais de consumo. Por este motivo, a que estava armazenada nas caixas d’água das residências também poderia ser consumida.

A companhia Águas de Joinville acompanha, por meio de análises laboratoriais, as condições da água que passa pelo Rio Cubatão, mesmo enquanto a captação permanece suspensa. A cada 30 minutos, amostras da água são retiradas para análise. O fechamento da ETA vai permanecer até que seja comprovado que não há risco para o consumo.

A medida deixa sem água os moradores dos bairros Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.

Município instala gabinete de crise
A prefeitura instalou um gabinete de crise que monitora a situação.

—Estamos com uma operação montada com caminhões-pipa para garantir o abastecimento das unidades de saúde. Neste momento, nós reforçamos o pedido para que os joinvilenses economizem água ao máximo para que a falta não seja sentida nos serviços essenciais —disse o prefeito

O Hospital Municipal São José informou que o motorista do caminhão que se acidentou estava em observação em estado estável. O homem de 59 anos teve ferimentos pelo corpo e está consciente. Ainda não há previsão de alta.

Para produção de detergentes
Já a empresa que receberia o produto químico informou que o ácido sulfônico que vazou é “utilizado para a produção de detergentes e similares”.

“A empresa lamenta as consequências desta ocorrência para o abastecimento de água de Joinville e para o meio ambiente, informa que seus técnicos estão atuando junto ao Gabinete de Crise da Prefeitura de Joinville desde esta manhã para contribuir na busca de soluções para os danos causados e que está acompanhando junto à Inlog a identificação das causas do acidente, as providências necessárias para mitigar os impactos socio-ambientais e a evolução do quadro de saúde do motorista”, diz a nota divulgada pela Buschle & Lepper S.A.

Fonte: GZH

Conheça nosso canal no YoutubeFaça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100302390ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br