25.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Lançamento de rota turística germânica será um dos destaques da comemoração do...

Lançamento de rota turística germânica será um dos destaques da comemoração do bicentenário da imigração alemã no RS

Reunião sobre o Bicentenário aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrari.       |         Foto: Divulgação/Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos                     |              O Sul

O Estado do Rio Grande do Sul, através da Comissão Oficial, realizou a primeira reunião geral em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã. O evento aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) nesta terça-feira (4), e contou com a participação das Secretarias da Cultura; Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Turismo; Desenvolvimento Econômico e Segurança Pública. O Coro Jovem da Escola de Música da Ospa realizou a abertura da atividade.

Os duzentos anos da presença germânica no Rio Grande do Sul serão comemorados em 25 de julho de 2024, mas as comemorações ocorrerão ao longo de todo o próximo ano. Elas já estão sendo planejadas pelos municípios e pelas entidades da sociedade civil em todo o Estado.

A diretora de Planejamento e Competitividade da Setur-RS, Cláudia Mara Borges, lembra que o destaque do bicentenário para o setor é o lançamento da rota turística germânica. “É um grande produto que envolve diversas localidades e vamos apresentar isso para o mercado. Tenho certeza que será um legado importante e vai fazer com que os visitantes queiram conhecer a tradição e cultura alemã que também compõe o povo gaúcho”, enfatiza. O diretor-geral da Setur-RS, Rafael Carniel, também representou o secretário Vilson Covatti, titular da pasta, no evento.

Para a secretária da cultura em exercício, Gabriela Meindrad, a celebração do Bicentenário é um desafio importante que une diversas secretarias. “Temos trabalhado fortemente nesse tema, que é um desafio e que une mais de 50 representantes e diversas secretarias engajadas. Esse elo de gastronomia, música, indústria e desenvolvimento ganha importantes colaborações que são trazidas pelos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. O Governo celebra diversas étnicas, nós valorizamos todas elas e essa comissão que preside os trabalhos é prova disso”.

Já o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, destacou que “para além da colonização alemã, a Secretaria tem trabalhado com muito afinco a pauta migratória. Nosso Estado deve seguir sendo um local acolhedor, próspero e que oferece oportunidades para quem busca, aqui, um lugar melhor para viver, fortalecer laços e criar raízes”.

A organização dos preparativos foi saudada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. “Juntos vamos organizar, da melhor forma possível, a celebração dessa história que está enraizada no nosso Estado e que ajudou muito no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Nosso Estado é muito acolhedor e formamos uma sociedade com várias crenças, etnias e uma grande diversidade”.

O secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Mário Ikeda, participou da primeira mesa. Ele colocou as forças de segurança do Estado à disposição das festividades do bicentenário.

O Cônsul Geral da Alemanha, Milan Simandl, agradeceu ao Governo a importância dada aos 200 anos da imigração. “O Rio Grande do Sul é o primeiro estado do Brasil a homenagear oficialmente essa data que une nossos dois países. Valorizamos que o estado celebre oficialmente o bicentenário, pois esse gesto estreita ainda mais as relações entre Brasil e Alemanha”.

O Subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da SJCDH e presidente da Comissão Oficial, Rafael Gessinger, apresentou as comissões e subcomissões do Bicentenário e atualizou o andamento de processos internos que envolvem a marca, o site, o formulário de eventos e a coleção do Bicentenário. A Secretaria da Cultura, por meio do Diretor de Fomento, Rafael Balle, fez uma apresentação técnica sobre o financiamento de eventos culturais e a captação de recursos.

Também estiveram presentes Dietmar Sukop, representando a Câmara Brasil-Alemanha no RS, o diretor da Famurs, Vinícius Brito, e representantes da Fecomércio, Fiergs e Federasul. Além dos membros da comissão dos eixos: clubes esportivos, sociedade civil, religiosidade, escolas e universidades. Por fim, uma apresentação especial de danças alemãs realizada pela Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil encerrou o evento.

VOCÊ É 100280750ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br