19.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Lula envia à Câmara dos Deputados projeto que retoma a cobrança do...

Lula envia à Câmara dos Deputados projeto que retoma a cobrança do seguro DPVAT

DPVAT é o seguro obrigatório de proteção às vítimas de acidentes de trânsito no Brasil   |  Com informações -   O Sul 

O governo federal encaminhou, em regime de urgência, à Câmara dos Deputados,  o Projeto de Lei Complementar 233/23, que reformula o seguro obrigatório de proteção às vítimas de acidentes de trânsito no Brasil e retoma a cobrança do chamado DPVAT, uma taxa que deixou de ser cobrada dos proprietários de veículos automotores a partir de 1º de janeiro de 2021.

O DPVAT, regulado pela Lei n.º 6.194 de 1974, tem operado em um modelo emergencial e transitório pela Caixa Econômica Federal desde janeiro de 2021, após a dissolução do consórcio que anteriormente o administrava.

O projeto apresenta uma proposta que consiste na criação de um novo sistema para o seguro obrigatório. Isso envolve a formação de um fundo mutualista privado, cuja administração continuará a ser responsabilidade da Caixa, devido à sua experiência na gestão do DPVAT nos últimos três anos, bem como à sua expertise na administração de diversos fundos relacionados a políticas públicas, de acordo com o governo.

Com essa medida, o CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) assumirá o papel de órgão de governança do fundo mutualista, e a fiscalização das operações será conduzida pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). O pagamento será realizado anualmente, de forma direta, eliminando a necessidade de bilhetes ou apólices.

Além disso, a proposta mantém a característica de cobertura universal do DPVAT, abrangendo acidentes causados por veículos não identificados ou inadimplentes. Isso visa evitar prêmios excessivamente elevados ou a falta de oferta de cobertura em determinadas regiões do país.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100279862ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br