10.9 C
Rio Grande do Sul
terça-feira, setembro 17, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Mais de duas mil pessoas são afetadas pela cheia do Rio Uruguai  

Mais de duas mil pessoas são afetadas pela cheia do Rio Uruguai  

Houve aumento de mais de mil moradores desde a última sexta-feira, quando o balanço da Defesa Civil da região indicava 878 pessoas fora de casa   |    Com informações - GZH

Os municípios de São Borja, Itaqui e Uruguaiana, localizados na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, estão enfrentando uma situação crítica devido à inundação do Rio Uruguai, que levou pelo menos 2.187 pessoas a deixarem suas casas neste domingo (22). Esse número abrange tanto pessoas desabrigadas quanto desalojadas nos três municípios. Desde a última sexta-feira, houve um aumento de mais de mil moradores impactados, quando o relatório da Defesa Civil da região apontava 878 residentes afetados.

No momento, em São Borja, o nível do Rio Uruguai atinge 14 metros e 25 centímetros, o que é mais de 2 metros acima da cota de inundação. No entanto, o capitão Luis Sandro de Souza Martins, coordenador da Defesa Civil, informa que o rio já parou de subir em São Borja e começou a diminuir seu nível. Em contraste, nas cidades de Itaqui e Uruguaiana, a tendência ainda é de aumento.

Em Itaqui, o nível do rio atinge 11 metros e 68 centímetros, mais de 3 metros acima da cota de inundação, enquanto em Uruguaiana, a medição aponta 10 metros e 70 centímetros, mais de 2 metros acima da cota de inundação. O rápido aumento é resultado das chuvas em outras regiões, especialmente nas nascentes do Rio Uruguai em Santa Catarina e na região Noroeste do Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil continua realizando operações de remoção de famílias afetadas e recomenda que a população que vive em áreas sujeitas a inundação entre em contato com o órgão com antecedência para que as remoções sejam feitas com segurança. Além disso, está sendo feito o monitoramento das condições meteorológicas em Santa Catarina e na região Noroeste, pois, se houver chuvas intensas na bacia do Uruguai, a situação na Fronteira Oeste pode permanecer crítica.

Conheça nosso canal no YoutubeFaça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100424260ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br