25.3 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, julho 16, 2026
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -MIDR reconhece a situação de emergência em Nova Candelária e mais cinco...

MIDR reconhece a situação de emergência em Nova Candelária e mais cinco cidades atingidas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (26), a situação de emergência em seis cidades do País atingidas por desastres. Estão na lista municípios dos estados da Bahia, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul. Saiba mais aqui.
Na Bahia, o município de Nordestina enfrenta um período de estiagem, assim como a cidade de Dirceu Arcoverde, no Piauí. Já no Pará, Santa Maria do Pará foi castigada por fortes chuvas.


Por fim, no Rio Grande do Sul, o município de Jóia foi atingido por queda de granizo, enquanto Nova Candelária e Passa Sete foram afetados por vendaval e chuvas intensas, respectivamente.

No momento, o número de cidades com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.164.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

 

VOCÊ É 100872545ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br