7.3 C
Rio Grande do Sul
domingo, maio 19, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Mobilização de agricultores familiares no RS alerta para crise na produção leiteira

Mobilização de agricultores familiares no RS alerta para crise na produção leiteira

No dia 15 de agosto, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS) conduziu uma série de ações em Porto Alegre com o propósito de sensibilizar as esferas estadual e federal sobre a crise que impacta a cadeia produtiva do leite e os obstáculos enfrentados para acessar o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

De acordo com a Fetraf, o valor do leite adquirido de produtores rurais do estado registrou uma redução de até R$ 1 por litro entre janeiro e julho deste ano. Essa queda é atribuída à crescente importação de leite do Uruguai e Argentina, que totalizou R$ 2,5 bilhões nesse período. Essa cifra representa um aumento substancial de 224% em comparação com o mesmo período de 2022.

As atividades, apoiadas também pela CUT-RS, foram inauguradas por um protesto na sede do Banco Central, onde os agricultores reivindicaram a suspensão da resolução CMN nº 5.078, emitida em junho de 2023 e que modificou as condições de acesso ao Proagro. A Fetraf busca o diálogo com todas as partes envolvidas a fim de encontrar abordagens que não prejudiquem os agricultores familiares. Na sequência, os manifestantes dirigiram-se ao Palácio Piratini, buscando o comprometimento do governo estadual para revogar a resolução CMN nº 5.078 e conter as importações de leite. Durante a manifestação, houve uma distribuição simbólica de leite à comunidade.

Os agricultores também visitaram a Superintendência Regional da Receita Federal do Estado para pressionar por intervenção do Ministério da Fazenda junto ao Banco Central, visando resolver as restrições no acesso ao Proagro e conter as importações de leite. Em um esforço contínuo, os agricultores solicitaram audiências com diversas autoridades estaduais, incluindo o governador Eduardo Leite, José Cléber do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Milton Bernardes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAF), e Ronaldo Santini, Secretário de Desenvolvimento Rural, para compartilhar suas reivindicações e buscar soluções.

VOCÊ É 100313197ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br