A cidade de Nova Candelária conquistou o Selo Ouro no programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) por suas boas práticas na alfabetização. A iniciativa é parte do compromisso de alfabetizar 100% das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, e a certificação foi concedida após o município demonstrar um esforço significativo para melhorar os índices educacionais locais.
O município aderiu ao programa em 2023, envolvendo todos os professores do 1º e 2º anos, além da equipe gestora das escolas. Diversas ações foram realizadas para promover a fluência leitora, como a participação nas reuniões mensais da rede nacional e a construção de um Plano de Ação com Práticas de Leitura. As escolas também participaram das Avaliações Periódicas e receberam recursos para criar o Cantinho da Leitura nas salas de aula, além de kits de material didático complementar.
Em setembro, o MEC lançou um edital para reconhecer as boas práticas no âmbito da alfabetização, e em outubro, Nova Candelária se inscreveu, apresentando documentação comprobatória. Como resultado, o município foi premiado com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, somando 95 pontos, e a gestão foi distinguida com o Selo de Ouro.
A Prefeitura de Nova Candelária, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), reconhece e agradece o empenho de todos os envolvidos, especialmente os professores da EMEF Dirce Margarete Grösz e EMEF Papa Pio XII, e destaca que a Articuladora Municipal e Coordenadora do programa Alfabetiza Tchê, professora Leila Wolfart, junto com Michelli Sicorra, representarão o município no Encontro das RENALFAS em Santa Rosa no dia 12 de dezembro.
Com imensa alegria, o município compartilha com a comunidade escolar essa importante conquista para a educação.