21.7 C
Rio Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Operação Fallacia: Polícia Civil desarticula grupo do "golpe dos nudes" em três...

Operação Fallacia: Polícia Civil desarticula grupo do “golpe dos nudes” em três cidades do RS

Investigações revelam esquema que movimentou mais de R$ 200 mil e levaram à identificação de nove suspeitos, incluindo integrante de facção criminosa

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID/Deic), iniciou nesta segunda-feira (25/03) a Operação Fallacia, com o objetivo de cumprir 24 ordens judiciais em Sapucaia do Sul, Montenegro e Santa Vitória do Palmar. Entre essas ordens, estão nove mandados de busca e apreensão, nove medidas cautelares diversas da prisão e uma ordem de bloqueio de valores contra indivíduos investigados por participação em um grupo criminoso associado ao golpe conhecido como “golpe dos nudes”.

As investigações tiveram início em maio de 2023, quando a Polícia Civil do Estado de Goiás compartilhou informações sobre um caso de suicídio ligado a extorsões, no qual um homem teria sofrido um prejuízo de mais de 50 mil reais. Incapaz de suportar as extorsões e ameaças do grupo, ele acabou tirando a própria vida em Caiapônia/GO.

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID) realizou diligências que permitiram identificar pelo menos nove suspeitos envolvidos direta ou indiretamente no crime. As investigações também apontaram que o grupo movimentou cerca de 200 mil reais, possivelmente através de crimes semelhantes envolvendo vítimas em todo o país.

De acordo com as informações levantadas, um dos investigados, associado a uma facção criminosa do Vale dos Sinos, teria recebido a maior parte dos valores provenientes dos crimes enquanto ainda estava foragido do sistema prisional gaúcho. Ele teria usado contas bancárias e outros suspeitos para ocultar a origem dos ativos ilícitos. Na operação de hoje, foram bloqueados os valores nas contas de todos os suspeitos e apreendidos aparelhos eletrônicos que possam servir como prova de participação em atividades criminosas, além de bens e valores de origem duvidosa.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br